COMUNICAÇÃO
Dia da Mulher – Internas recebem retorno de processos
As internas da Penitenciária Feminina, na Mata Escura, receberam, na última segunda, 4, das mãos de defensores públicos esclarecimentos a respeito da situação delas na Justiça, em mais uma ação da Defensoria Pública da Bahia pela passagem do Dia da Mulher. O evento buscou dar retorno às detentas em relação aos processos que vêm sendo acompanhados desde o mutirão de atendimento realizado pela instituição em dezembro do ano passado, quando 156 ações foram levantadas e submetidas a análise jurídica.
O atendimento aconteceu 9h às 12h, no salão de orações do presídio. "A justiça demora muito para resolver a situação. Por isso que o atendimento da Defensoria é bom, porque eles vêm aqui, dão atenção a todo mundo, e explicam o que está acontecendo", declarou S. V., 25, uma das internas atendidas.
Segundo a subcoordenadora da Defensoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos, Firmiane Venâncio, o objetivo foi, além de homenagear as encarceradas, dar acesso ao parecer da instituição para verificar os encaminhamentos a serem feitos. Também participou da visita o defensor Maurício Saporito, que atua na área, e a defensora pública-geral do Estado da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira.
Durante visitas realizadas em novembro do ano passado, a Defensoria detectou que uma das principais queixas dos internos é a falta de informação a respeito da situação jurídica. Desde então, a instituição vem tentando suprir esta carência.