COMUNICAÇÃO
DIA DO DEFENSOR – Defensores atendem 700 pessoas na Estação Ferroviária
As atividades, organizadas pela Defensoria em parceria com a Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, integram a campanha nacional "Defensor público para quem precisa. Justiça para todos", idealizada pela Associação nacional dos Defensores Públicos e pelo Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais, que tem como meta principal a implementação da cidadania por intermédio do fortalecimento da Defensoria e valorização da carreira de defensor público. As unidades das regionais da Defensoria e algumas comarcas, a exemplo de Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Serrinha também se mobilizaram para intensificar o atendimento nesta terça-feira.
"Para marcar esta data nada melhor que realizarmos esse atendimento, que mostra que o principal papel da instituição é atender a população. Temos que sair de nossos gabinetes e ir de encontro às pessoas, saber qual sua dificuldade, só assim podemos contribuir para uma boa cidadania", disse a defensora pública geral Tereza Cristina Almeida Ferreira, que acompanhou todo o atendimento.
A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, Laura Fabíola Amaral Fagury, se diz feliz com a adesão dos defensores da Bahia e com o compromisso que cada um presta com a população. "É grande a satisfação de poder contribuir com a sociedade. Queremos também mostrar as autoridades competentes que a Defensoria Pública e o defensor público merecem a atenção devida em seu exercício. Precisamos de mais valorização", declara a defensora, parabenizando a todos os defensores da Bahia e do Brasil.
O movimento foi intenso durante toda a manhã na Estação Ferroviária. A cada trem que chegava ou perto do horário de partida, era uma leva de pessoas ávidas por acesso à Justiça. Para esclarecer que a Defensoria existe e está à disposição, gratuitamente, foi distribuída por defensores e servidores a cartilha institucional. Jovens, idosos, mulheres, todos tiraram dúvidas a respeito da atuação da Defensoria e dos seus direitos. Aricélia da Silva (48), soube do atendimento através da imprensa e logo cedo compareceu a estação em busca de atendimento: "Não tive dúvidas de que estaria aqui hoje, estou com problema de família e essa oportunidade de poder ser atendida por um defensor var ser muito válida".
O defensor público Eduardo Stoppa, que participou do atendimento itinerante, se diz orgulhoso em fazer parte dessa equipe: "O atendimento em si é muito importante para o cidadão, tudo está sendo bem organizado, o local não poderia ser melhor, pois estamos conseguindo atender um número grande de pessoas que temos o dever de zelar por elas".