COMUNICAÇÃO

DIA DO DEFENSOR – Defensoria concede novas medalhas de Mérito Defensorial

16/05/2009 0:10 | Por
Com o objetivo de expressar a gratidão e reconhecimento pela contribuição prestada à instituição, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), concedeu a Medalha do Mérito Defensorial aos defensores públicos Joseph Orlando Bonelli Rapold e José Roberto Cidreira e ao juiz federal, Dirley da Cunha Júnior. A defensora pública geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, fará a entrega das medalhas durante a solenidade em comemoração ao Dia do Defensor Público, próxima terça-feira, 19. A solenidade acontecerá, das 14h às 16h30, na sede da instituição, localizada no Canela.

Homenageados:

  • Joseph Orlando Bonelli Rapold: Defensor público do Estado, com 24 anos de carreira. Ingressou no serviço público há 38 anos, sempre teve atuação marcante nas atividades que desempenhou, desde o Ministério Público. Já assumiu as funções de defensor público da capital junto às 1ª,2ª,3ª,8ª e 10ª Varas Criminais. Foi um dos membros da comissão de estudos para sugestões à Lei Orgânica da Defensoria Pública (Lei Complementar 26/2006).

  • Jose Roberto Cidreira: Defensor público do Estado, ingressou na DPE há 19 anos, depois de 28 anos no serviço público. Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador, é reconhecido pelo trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos na Defensoria Pública, tanto no âmbito defensorial como no âmbito administrativo, tendo ocupado interinamente o cargo de defensor geral. Já foi revisor da Imprensa Oficial da Bahia no período de 1960 a 1975. Em 1987 foi nomeado diretor do Presídio Lemos de Brito e em 1992 foi corregedor geral da DPE/BA.

  • Dirley da Cunha Júnior: Juiz Federal da Seção Judiciária da Bahia. Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP. Mestre em Direito Econômico pela UFBA. Pós-graduado em Direito pela Universidade Lusíada (Porto/Portugal) e pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Ex-Promotor de Justiça do Estado da Bahia (1992-1995). Ex-Procurador da República (1995-1999). Professor-Doutor (concursado) de Direito Constitucional da Universidade Católica do Salvador. Professor do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Federal da Bahia e professor-visitante do Mestrado da Universidade Federal de Alagoas. Professor-Conferencista de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Estado da Bahia (EMAB), da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE) e da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Bahia (FESMIP). Membro da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC). Presidente fundador do Instituto de Direito Constitucional da Bahia (IDCB).