COMUNICAÇÃO
Dia dos avôs é comemorado na Casa de Acesso à Justiça I pela Defensoria
Os defensores públicos falaram sobre os direitos do idoso e ouviram os questionamentos dos assistidos
Embora seja comemorado no dia 26 de julho, a Defensoria Pública do estado da Bahia – DPE/BA, antecipou a comemoração do Dia dos Avós para sexta-feira, 24. O evento contou com uma palestra onde os defensores e subcoordenadores falaram sobre os aspectos inerentes aos direitos das pessoas idosas, como a Defensoria tem atuado neste sentido, além de responder alguns questionamentos do público.
Durante a palestra o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, ressaltou a importância das soluções extra judiciais: "É importante que vocês acreditem na Defensoria e busquem apoio. Nem tudo é questão de justiça. Tem questões que se pode resolver com uma boa conversa, e o que importa é ter o problema resolvido".
A subcoordenadora da Especializada de Família, Donila Fonseca, abordou, entre outras questões, o modelo da família. "Aquela família da novela, pai, mãe e filhos não reflete a realidade da família brasileira. Este padrão imposto acaba gerando problemas", disse a subcoordenadora.
O defensor João Gavazza, da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, falou como é feito o atendimento na DPE com relação aos idosos, quais as demandas podem ser atendidas, a repercussão que algumas ações acarretam, inclusive as ações civis públicas e, por fim, comentou sobre a importância do acolhimento da família e as consequências do abandono à pessoa idosa por parte dos familiares.
A assistida Maria José Pereira disse que "é importante uma palestra como essa, porque a gente aprende que tem direitos que nem sabia". Estiveram presentes à atividade em homenagem ao Dia dos Avós a coordenadora executiva das Especializadas da Capital, Gianna Gerbasi, a subcoordenadora da Curadoria Especial, Mônica Aragão e a defensora Paula Almeida, coordenadora do Grupo de Trabalho – GT para análise das demandas individuais e coletivas em tutela à saúde.