COMUNICAÇÃO
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Nesta quarta-feira, 15 de junho, diversas atividades comemoraram o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Na Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), a Ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, lançou o Selo Postal Comemorativo (Foto 1), que terá circulação nacional e internacional, com tiragem de 300 mil exemplares. As peças assinadas pelas autoridades competentes no evento de lançamento irão compor o acervo dos Correios. A subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Walmary Pimentel, representou a defensora geral no ato.
Neste mesmo dia, a Defensoria também participou, na Câmara de Vereadores de Salvador, de Sessão Especial (Foto 2) proposta pelo vereador Heber Santana (PSC) que homenageou os idosos, reunindo grupos culturais e religiosos da terceira idade. A defensora Walmary Pimentel também participou da Sessão, integrando a Mesa. Dados do senso de 2010 do IBGE apontam um crescimento no país de mais de 40% no número de pessoas com 60 anos ou mais. De acordo com informações do Núcleo de Promoção de Políticas para a Pessoa Idosa da SJCDH, que também participou da Sessão, hoje a cidade de Salvador conta com uma população estimada em 300 mil idosos.
A Defensoria Pública Especializada de Proteção à Pessoa Idosa presta serviços jurídicos visando a garantia dos direitos que estão relacionados no Estatuto do Idoso, tais como Saúde (internação, cirurgia, marcação de consultas, medicamentos), Transportes Públicos, Alimentação, dentre outros temas ligados à vida das pessoas acima de 60 anos.