COMUNICAÇÃO
Diálogo de Família reforça importância da responsabilidade de ser pai
A forma como um pai trata um filho vai refletir no futuro dele como cidadão. O pai tem uma função fundamental que é a de socializar a criança, de educá-la e de prestar orientação ao longo da vida. Foi com esse foco que defensores públicos dialogaram, na manhã do último sábado (13), com homens e mulheres, moradores das comunidades do Calabar e Alto das Pombas, sobre a responsabilidade de assumir direitos e deveres no âmbito familiar e responsabilidades quanto aos seus filhos. O evento, realizado pela Defensoria Pública em comemoração ao Dia dos Pais no último domingo (14), ocorreu na Escola Aberta do Calabar e na Escola Municipal Nossa Srª de Fátima, contando também com orientações jurídicas prestadas pelos defensores e apresentações culturais da própria comunidade e do Coral Vozes da Defensoria.
Com os temas Responsabilidade e Direitos - A Família para além da lei e O direito da criança e do adolescente na família moderna, defensores públicos da Infância, Direitos Humanos e de Família esclareceram sobre o reconhecimento de seus filhos, chamando a atenção dos presentes sobre a paternidade responsável, buscando uma participação mais efetiva junto às comunidade. Para Maria de Fátima Gavião, presidente da Associação dos Moradores, "a família é imprescindível na educação e manutenção de valores como respeito e cidadania. Uma Ação como essa provoca reflexão sobre esses valores e nos põe à frente de uma oportunidade de ter acesso a momentos ricos para repensar atitudes que fortaleçam laços familiares", declara. A dona de casa, Rosa dos Santos, moradora do Alto das Pombas, que já passou pelo Núcleo da Mulher, da Defensoria, falou de sua busca por seus direitos. "Com a orientação que pude ter, eu hoje sou uma nova mulher, mais consciente dos meus direitos. Sofri na mão de um homem e lá no Núcleo, encontrei forças e pessoas que me orientaram que eu não tinha que passar por tudo aquilo", falou Rosa emocionada.
Curiosa sobre os temas abordados nas palestras, a mãe do menor I. M, 5 anos, compareceu e participou das discussões. "Essa iniciativa é importante por que a Defensoria estará em contato direto conosco, conhecendo nossa história e nos possibilitando ter suporte para lutar por nossos direitos". A subcoordenadora do Núcleo de Família da Defensoria, Angélica Oliveira, que realizou palestra na comunidade do Calabar reforça. "Quando falamos de paternidade responsável não podemos nos referir apenas à questão do pai provedor. Ser pai é muito mais do que gerar uma criança. Ser pai é educar, acompanhar, dar afeto e formar como indivíduo. A família é a menor célula de sociedade e esse grupo tem que ser levado a sério", diz Angélica ao reiterar que a Defensoria Pública está atenta a esse aspecto social e vem buscando, a cada dia, cumprir com seu papel, intensificando em datas comemorativas como esta.
Defensores públicos de outras áreas também estiveram presentes na comunidade, orientando quanto a questões jurídicas diversas. Fizeram parte das atividades os defensores públicos Ana Virginia Arbex; Carmem Novaes; Cláudia Ferraz; Cristina Ulm; Joaquim Luz; José Ganem; Rosane Assunção; Tatiane Chagas; Virdálio de Senna e o coordenador executivo das especializadas da Defensoria na capital, Ricardo Carillo.