COMUNICAÇÃO
Diálogo entre Defensoria e Secretaria de Saúde visa reduzir números de processos
Com a intenção de diminuir os processos em que o cidadão tem dificuldade de conseguir internamento, medicação e exames, foi realizada, na última terça-feira (31), uma reunião entre a Defensoria Pública e Secretaria de Saúde para definir os procedimentos a serem adotados diante das solicitações e firmar uma parceria para o bom funcionamento dos serviços de saúde.
Durante a reunião foram mostradas às defensoras Walmary Pimentel, Tatiane Franklin, Donila Ribeiro e Eva Rodrigues a estrutura interna da Secretaria, seus responsáveis, a burocracia do serviço público para a liberação de verbas e estrutura de funcionamento da diretoria de medicamentos. "Nesse primeiro diálogo, falamos sobre a judicialização da saúde. A Secretaria observou o quanto é importante resolver administrativamente os casos de pessoas que necessitam de remédios, de internações", afirma a defensora Donila Ribeiro.
Ainda segundo ela, reuniões como estas fortalece um canal de diálogo entre as duas instituições. "A Secretaria de Saúde reconheceu o trabalho da Defensoria Pública ao verificar que a instituição vem conseguindo liminares favoráveis, cumprindo com o seu papel de garantir os direitos dos cidadãos e se colocou de forma colaborativa para resolver de maneira mais rápida possível as dificuldades enfrentadas pela população que precisa dos serviços de saúde", completou Donila.