COMUNICAÇÃO
Direitos reprodutivos femininos serão discutidos em roda de conversa da Defensoria em comemorações do março mulher
Evento ocorrerá no dia 16 de março às 17 por via de plataforma de reunião virtual
Como parte das comemorações do março mulher e do Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, promoverá no dia 16 de março uma roda de conversa virtual que terá como tema os direitos reprodutivos das mulheres.
Organizado pelo Núcleo de Defesa das Mulheres e pela Ouvidoria Cidadã, o evento pretende debater, entre outros aspectos, a alta taxa de mortalidade materna brasileira que se encontra acima da média de referência da ONU. Além disso, segundo dados do Ministério da Saúde, 92% destas mortes poderiam ser evitadas.
A proposta do encontro é também fortalecer o trabalho em rede para efetiva proteção e prevenção da mortalidade de gestantes e parturientes, especialmente no contexto mais grave que se vive com a pandemia da covid-19.
Esse debate, que se inicia no mês da mulher, continuará durante todo o ano e discutirá temas como pré- natal, parto, contracepção, violência obstétrica e outros temas.
Foram convidadas para compor a mesa de apresentações, representantes de três maternidades da rede pública da capital baiana; representante da Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia e representante da Rede de Atenção ao Parto. A mediadora será a defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos da DPE/BA, Lívia Almeida.
Já confirmaram presença Zenilda dos Santos, diretora-geral do Centro de Parto Humanizado João Batista Caribé; Aline de Oliveira Costa, diretora-geral da maternidade Albert Sabin; Rita de Cássia Calfa Vieira Gramacho, diretora-geral da maternidade Tsylla Balbino e Chenia d’Anunciação enfermeira e integrante e fundadora do Coletivo Doulas Pretas.
Serviço
O que: Roda de Conversa virtual sobre os direitos reprodutivos das mulheres
Quando: Dia 16 de março (terça-feira) às 17h
Onde: por via de plataforma de reunião virtual, Google Meet
Inscrições: via WhatsApp (71) 99938-4982