COMUNICAÇÃO
Disque Defensoria – 129 recebe mais de 8 mil ligações no segundo semestre de 2010
Com apenas um ano de funcionamento, o Disque Defensoria 129 já comemora os resultados alcançados no atendimento aos cidadãos baianos que procuram pelos serviços da Defensoria Pública. Somente no segundo semestre de 2010, a Central de Relacionamento ao Cidadão contabilizou cerca de 8.000 atendimentos na capital e interior do estado. Com o serviço, o assistido pode receber orientações jurídicas, além de ser informado sobre as formas de agendamento e o andamento de seus processos.
Inaugurada em janeiro de 2010, a Central funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. A ligação para o 129 é gratuita, deve ser feita de telefone fixo, e atende a todo o estado da Bahia. Segundo a coordenadora da Central, Paloma Rebouças, do total de atendimentos, cerca de 43% são de usuários buscando informações sobre sua situação processual. "As maiores dúvidas são na área de Família, com destaque para as ações alimentos, separação e divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável e investigação de paternidade", declara.
Ainda segundo ela, a Defensoria Pública vem trabalhando para aprimorar o serviço e ampliar o atendimento realizado. "Até mesmo a quantidade de trotes recebidos pelo Disque Defensoria foi reduzido. Com a implantação de um sistema de informação, que alerta sobre as penalidades previstas para quem faz os trotes, conseguimos diminuir bastante os casos, o que resulta no direcionamento das ligações para quem verdadeiramente precisa dos serviços da instituição, ressalta a coordenadora.