COMUNICAÇÃO
Disque Defensoria 129: serviço gratuito permite acesso direto dos cidadãos
Preocupada em atender as solicitações dos seus assistidos, dando informações e tirando dúvidas sobre os diversos casos e procedimentos judiciais e extrajudiciais, a Defensoria Pública da Bahia disponibiliza um canal direto de relacionamento com o cidadão baiano, o Disque Defensoria 129. Implantado em 2010, o Disque 129 tornou-se um caminho mais rápido, no qual, através de uma ligação, assistidos podem ter acesso a esclarecimentos e informações sem que precise marcar um atendimento pessoal com o defensor público.
Com uma média de 180 ligações atendidas por dia, o serviço telefônico da Defensoria serve de apoio para as consultas processuais, além de prestar orientação e auxiliar na procura de um defensor público para esclarecimentos de diversos procedimentos. Neste momento, é possível também ter acesso a andamento de processos e identificar quando um determinado caso de fato cabe uma ação judicial.
Uma das ferramentas da Defensoria Pública, a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) tornou-se responsável por prestar atendimento de forma mais clara e direta possível para que o assistido se sinta acolhido e tenha as informações que necessita naquele momento. À frente da CRC, a coordenadora Doralice Santana revela a importância da proximidade que a Defensoria Pública proporciona ao cidadão através do Disque 129: "Este é um trabalho humanizado e, por isso, procuramos tratar cada um com a devida atenção, esclarecendo no que for possível a dúvida do cidadão e prestando orientação jurídica devida".
Para quem necessitar de atendimento jurídico, nos mais diversos casos, o Disque Defensoria 129 está disponível ao cidadão de segunda à sexta-feira, das 8hs às 18hs. A ligação é gratuita e deve ser feita de telefone fixo.