COMUNICAÇÃO
DOM MACEDO COSTA – consulta processual, orientação e resolução de casos marcam passagem da Unidade Móvel da Defensoria pela cidade
Nesta sexta-feira, 17, foram registrados 84 atendimentos na itinerância realizada na cidade
Depois de atender aos moradores de Brejões, Nova Itarana e Santo Antônio de Jesus, a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA chegou, nesta sexta-feira, 17, à cidade de Dom Macedo Costa. Durante todo o dia, os moradores puderam aproveitar a Defensoria perto de casa e 84 deles foram em busca de consulta processual, orientação jurídica ou resolução dos seus casos.
“Aqui é para resolver tudo que você precisa: pensão alimentícia, divórcio, guarda dos filhos e tudo mais que você tem direito”, aprovou a aposentada Deusdete Menezes dos Santos, 58 anos, que foi à Unidade Móvel com o filho para ele consultar o andamento da ação de guarda da filha que mora com ele desde que nasceu.
Quem também foi consultar a ação de alimentos dos dois filhos, de 12 e 13 anos, foi a gari Edilza Santos, 31 anos, que não sabe o endereço exato do pai das crianças e não consegue encontrá-lo para que ele cumpra o acordo de pagar os alimentos. “Entrei com uma ação na Justiça há três anos e, de lá para cá, ele só pagou o valor uma vez e não tem contato nenhum com as crianças. Se não fosse o meu salário, eu não sei o que seria de mim para sustentar sozinha meus filhos e manter a casa, comprar remédios, pagar exames, dar comida e levar para a escola”, enumerou a gari.
Reconhecimento voluntário de paternidade
A Ação Cidadã Sou Pai Responsável continua sendo um dos destaques por onde a Unidade Móvel passa e, desta vez, em Dom Macedo Costa, teve um reconhecimento voluntário de paternidade. O aposentado Carlos Conceição, 65 anos, aproveitou a ida da Unidade Móvel para a cidade e, finalmente, expressou sua vontade de reconhecer e registrar a filha sem nem precisar de exame de DNA. “Há muitos anos que quero e tento fazer isso e, agora, com esta oportunidade aqui, chegou a hora! Agora, ela terá a certidão de nascimento dela completa, com meu nome e sobrenome. Sempre estive por perto dela e, agora, estarei e serei um pai ainda mais presente”, garantiu o aposentado, fazendo jus à edição 2018 da Ação Cidadã Sou Pai Responsável, que incentiva os pais a assumirem a sua importância na vida dos filhos.
Com esta visita a Dom Macedo Costa, a Unidade Móvel encerra a semana com mais de 500 atendimentos realizados durante a passagem pelas cidades que fazem parte da 6ª Regional da Defensoria, localizada em Santo Antônio de Jesus. “Foi mais uma itinerância positiva em que pudemos, através da Unidade Móvel, trazer a Defensoria para Dom Macedo Costa, que faz parte da comarca de Santo Antônio de Jesus. É interessante trazer a Defensoria para cidades que fazem parte da comarca, pois aqueles casos que necessitam de ajuizamento de ações, por exemplo, tiveram este primeiro atendimento aqui e terão continuidade em nossa própria sede”, ressaltou o subcoordenador da 6ª Regional, Murillo Bahia Menezes, que participou da itinerância com as defensoras públicas Carina Góes e Guiomar Fauaze Novaes e servidores de Salvador e Santo Antônio de Jesus.