COMUNICAÇÃO

DPE apresenta plantão do Carnaval 2018 em coletiva à imprensa

07/02/2018 16:14 | Por Lucas Fernandes - DRT/BA 4922 | Foto: Tiago Lima (estagiário)

Durante as festividades a Instituição funcionará na rua Pedro Lessa; n° 123, no Canela

O décimo primeiro plantão da Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA no Carnaval começa amanhã, 08, e para apresentar as ações durante o período (que vai até a próxima quarta-feira , 14) a instituição realizou hoje, entrevista coletiva à imprensa, com a presença também de parceiros de outras instituições e da sociedade civil. O plantão garantirá atendimento ao cidadão nas áreas da infância e juventude, violência contra a mulher e contra o idoso, saúde, consumidor, criminal e combate à violação aos direitos humanos.

Conforme o defensor público geral da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo, o carnaval é uma festa que, além da folia, traz consigo muitos excessos, situações onde as pessoas agem equivocadamente. Com o plantão a Defensoria busca atuar tanto de maneira preventiva e extrajudicial, quanto para a orientação e movimentação das ações necessárias.

“Durante esses 11 anos nos carnavais, a gente percebeu uma necessidade de modificação da atuação da Defensoria, que era maior na área criminal, atuando em flagrantes e delitos variados, e agora faz um trabalho mais amplo englobando principalmente os mais vulneráveis, como mulheres que sofrem violência doméstica, população LGBT e de rua”, ressaltou Clériston de Macêdo.

Segundo ele, o defensor público precisa ter uma olhar mais apurado na festa popular, pois ela pode potencializar conflitos que já existem diariamente, e camuflar isso como “apenas mais um incidente de carnaval”.

A coordenadora do plantão do Carnaval 2018, defensora pública Firmiane Venâncio, explicou que, justamente para fornecer esse atendimento necessário neste período, a Unidade Móvel vai se estabelecer em dois pontos: dois dias no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, e dois dias em Ondina.

“A Defensoria Pública vai inovar com uma atuação educativa na área de direitos humanos e infância e juventude por meio das redes sociais durante os festejos, potencializando a atuação da instituição nos festejos como garantidora de direitos”, explicou Firmiane Venâncio.

 

Plantão

Preparado especialmente para o Carnaval, o plantão começará no dia 8 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 15h, e prosseguindo até às 15h da quarta-feira de cinzas. Nos demais dias, o atendimento será das 9h às 21h.

Durante os sete dias, uma equipe formada por mais de 100 pessoas, entre defensores públicos e servidores, estará a postos, na sede da DPE, localizada no Canela, para garantir a defesa dos direitos dos cidadãos e cidadãs – foliões ou não. Nesse período, defensores públicos farão visitas itinerantes a postos policiais, delegacias, Centros de Convivência para Crianças e Adolescentes, entre outros lugares de abrigamentos provisórios, além de atenderem casos na própria sede.

A Defensoria Pública também estará presente em postos fixos na Delegacia de Atendimento à Mulher – DEAM, Centro Integrado da Infância e no Núcleo de Prisão em Flagrante. Neste núcleo, o plantão da Defensoria será das 8 às 19 horas.