COMUNICAÇÃO

DPE apresenta primeiros números da Ação Cidadã Sou Pai Responsável

08/08/2014 16:34 | Por

O Núcleo de Mediação Familiar da Defensoria Pública da Bahia realizou, de quarta-feira (30) até a última sexta-feira (01), 21 coletas de material genético para reconhecimento de paternidade gratuitamente. Os atendimentos, incluindo emissão de cartas convites, mediações agendadas, realizadas e reconhecimentos espontâneos – ou seja, aqueles sem a necessidade do exame de DNA, somam 125.

A intensificação da Ação Cidadão Sou Pai Responsável está acontecendo das 8h30 às 16h30, no Núcleo de Mediação Familiar da DPE, localizado no NAJ, no 2º piso do Shopping Baixa dos Sapateiros, na Rua J.J Seabra.

Para participar da Ação, que segue acontecendo neste endereço até sexta-feira (08), é preciso que a criança, adolescente ou adulto não possua o nome do pai registrado na certidão de nascimento, e procure a unidade da Defensoria munido de documentos pessoais.

Se o suposto pai não comparecer ao NAJ nesse primeiro atendimento, a DPE emitirá uma carta convite para que se dirija ao Núcleo junto com o suposto filho e mãe da criança/adolescente, a fim de que a coleta do material seja realizada.

Para a realização do teste, é necessária apenas a coleta de material salivar da mucosa bucal das partes. O exame é rápido, simples e indolor. O resultado exame é divulgado no período de 30 a 45 dias.

AÇÃO CIDADÃ NO INTERIOR

Nas regionais onde a Defensoria Pública está presente, ou seja, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus e Juazeiro, a Ação também acontece. Nos três primeiros dias da campanha, nesses locais, a DPE realizou 399 atendimentos e 12 coletas de material genético.

Pessoas interessadas em saber mais informações sobre a campanha da Defensoria Pública podem ligar para o Disque Defensoria 129 (telefone fixo).