COMUNICAÇÃO
DPE/BA leva estagiários ao Museu da Santa Casa de Misericórdia
Foi a primeira visita da maioria dos estagiários de nível médio e técnico da instituição ao local
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoveu nesta sexta-feira, 26, uma visita ao Museu da Santa Casa de Misericórdia, localizado na Praça da Sé. A atividade levou cultura e entretenimento aos estagiários de nível médio e técnico da instituição, que conheceram a história da Santa Casa e aproveitaram para tirar fotos do Museu e da paisagem que revela a Baía de Todos os Santos.
“Eu tô adorando a experiência, pois poucas pessoas têm essa oportunidade, e eu tô aproveitando. Conhecendo coisas novas sobre a história de Salvador. A Defensoria teve essa iniciativa e, na minha opinião, é muito interessante. Nós estamos acostumados a trabalhar em escritórios, em locais fechados, e é bom sair”, afirmou a estagiária de nível médio da Defensoria, Graziella Machado, 17 anos.
Para a representante da coordenação pedagógica da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, Cacilda Maria Queiróz, a experiência foi gratificante. “A formação não é apenas baseado em procedimentos e técnicas, é uma formação cidadã. Eles precisam conhecer a história para entender como eles vivem hoje e o que pode ser o amanhã. Podemos aprender isso numa visita ao museu”, afirmou.
Segundo Cacilda, na Santa Casa da Misericórdia está retratado todo o poder do final do século dezoito e do início do século dezenove. “É importante reconhecer isso para entender a vida que eles têm hoje”, comentou.
As visitas foram divididas em dois turnos, – matutino e vespertino -, para que todos os estagiários fossem agraciados com a ocasião. O percurso, que durou cerca de uma hora, despertou a curiosidade dos jovens. A estagiária de nível médio da Instância Superior, Elizabeth Santos, 16 anos, afirma que a visita foi muito interessante. “É uma área que eu não conhecia, mesmo morando em Salvador”, comentou a jovem.