COMUNICAÇÃO

DPE/BA marca presença em audiência pública pela garantia do direito à saúde para todos

05/06/2019 15:06 | Por Leilane Teixeira (Estagiária) com supervisão de Lucas Fernandes DRT/BA 4922

A audiência foi parte da 17ª edição do Fórum Inter-Religioso de Saúde realizado por meio da Ação Social Arquidiocesana (ASA)

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou de uma audiência pública com o tema “Políticas Públicas e resistência pelo direito à saúde para todos”. A iniciativa objetivou debater os serviços de saúde pública em Salvador oferecidos pelos órgãos governamentais, levando em conta a reivindicações dos usuários e a necessidade de intervenção dos poderes públicos.

Promovido pela Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador e pelo Fórum Inter-Religioso de Salvador, através da Ação Social Arquidiocesana – ASA, o evento ocorreu na terça-feira, 04, no Centro Pastoral Bom Pastor, no bairro do Garcia.

Na ocasião, representando a DPE/BA, o defensor público Luiz Carlos de Assis, atuante na área de Fazenda Pública, falou sobre a participação da Instituição na criação da Câmara de Conciliação de Saúde e a forma que a Defensoria trabalha e se preocupa em solucionar demandas e diminuir a quantidade de judicialização.

Para ele, a audiência foi uma forma de o Poder Público tomar conhecimento das necessidades reais e pontuais de cada pessoa. “Ali, o cidadão tem oportunidade falar, de expor suas dores, seus anseios e, por isso, o Poder Público presente tem oportunidade de ouvir e coletar aquelas informações, além de planejar estratégias de resolução com base nelas”, comentou. O evento foi marcado por uma mesa de debate com perguntas e respostas que teve forte participação popular.

Também estiveram presentes representantes da Assembleia Legislativa da Bahia, da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, além de secretários de saúde do Estado. O defensor público Luiz Carlos comentou ainda que “a aproximação com esses entes, permite, inclusive, trilhar um caminho junto a eles, tomando medidas mais aceleradas e conciliatórias”, finalizou.

Direitos sociais

Já em sua 17ª edição, o Fórum Inter-Religioso de Saúde de Salvador é uma iniciativa de vários credos religiosos. Tem como compromisso mobilizar e solidarizar-se com a população na defesa de seus direitos sociais. A entidade visa contribuir e ter visão ampliada sobre a questão da saúde, defendendo as justas reivindicações dos usuários e profissionais dos serviços públicos de saúde de Salvador.