COMUNICAÇÃO
DPE/BA participa de audiência sobre saneamento básico e catadores de recicláveis
Através do Núcleo Pop Rua a Defensoria fomenta diálogo sobre direitos das comunidades de catadores
A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA participou da audiência pública sobre Política Nacional de Saneamento Básico, Resíduos Sólidos, Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis promovida pela Câmara Municipal de Salvador. O evento visou dialogar sobre os direitos deste núcleo social e sobre a importância da reciclagem.
O evento aconteceu nesta quarta-feira, às 9h, no Ministério Público do Trabalho, no Corredor da Vitória. A audiência buscou direcionar maiores esclarecimentos com relação às implicações da política de saneamento para a população e para o meio ambiente.
Como representante da Defensoria, a coordenadora do Núcleo Pop Rua da Instituição, Fabiana Miranda, esteve presente no evento, compondo a mesa da audiência. Para ela, “a participação foi importante para apresentar o trabalho que o Núcleo Pop Rua está iniciando, tendo em vista a promoção dos Direitos Humanos dos catadores e catadoras, de forma permanente, em busca da sua dignidade e cidadania”.
Além disso, a coordenadora ressaltou que a promoção à regularização das Cooperativas de Reciclagem tem como base e inspiração o Projeto Mãos que Reciclam da DPE/BA, atuante em Vitória da Conquista, do qual o Núcleo Pop Rua vem aprendendo a construir sua atuação.
A audiência pública foi convocada pela vereadora de Salvador Marta Rodrigues (PT-BA) e contou com catadores de diversas cooperativas de reciclagem. Estiveram presentes na ocasião Zuldiane Coelho, que segundo a coordenadora do Pop Rua é referência técnica para catadores, e a estagiária de direito do Núcleo Pop Rua, Larissa Machado.