COMUNICAÇÃO
DPE/BA participa de evento em homenagem a mulheres negras
O evento 'Heroínas de ontem e hoje' prestigiou Dandara Palmares, Luísa Mahin, Mãe Stella de Oxóssi e Makota Valdina
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou da homenagem às Heroínas de ontem e hoje, promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial, na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, nesta terça-feira, 30, em comemoração do 25 de julho, dia internacional da mulher negra, latino-americana e caribenha, prestigiando Dandara Palmares, Luísa Mahin, Mãe Stella de Oxóssi e Makota Valdina.
A defensora pública da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos, Eva Rodrigues, representou o defensor público geral, Rafson Ximenes. Para ela, o evento foi uma grande alegria. “Precisamos ressignificar a história de mulheres negras que foram tão importantes na construção e na luta do nosso estado”, afirmou a defensora.
Além disso, Eva relembrou o piloto do projeto Júri Simulado da DPE/BA, que trouxe a figura de Luísa Mahin, homenageada no evento, para julgamento após 181 anos da Revolta dos Malês. Na ocasião, Luísa foi interpretada pela atriz do Bando Teatro Olodum, Valdinéia Soriano.
O evento contou com a presença de representantes do Coletivo Respeita As Mina que distribuiu adesivos com o número de denúncias para violência contra a mulher, 180.