COMUNICAÇÃO

DPE/BA participa de Fórum Internacional de Resíduos Sólidos em João Pessoa

19/06/2019 18:43 | Por Pollyana Moraes (Estagiária) - Sob supervisão de Lucas Fernandes

Propostas sobre destino do lixo reciclável produzido pela população foram discutidas no evento

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou do 10° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, sediado em João Pessoa. O evento acontece em cidades brasileiras que possuem práticas exitosas na área de resíduos sólidos a cada ano.

Na ocasião, foram discutidas propostas referentes ao destino do lixo reciclável produzido pela população, tendo a cooperação do projeto Mãos que Reciclam, da DPE/BA. Desenvolvido  pela Regional de Vitória da Conquista, o projeto trabalha a conscientização da população para a realização da coleta seletiva do lixo e dá apoio à categoria de catadores de recicláveis.

Os defensores públicos José Raimundo Campos e Kaliany Gonzaga, da regional de Vitória da Conquista, estiveram presentes representando a Defensoria no evento. “Foi bastante proveitoso participar do Fórum, tivemos a oportunidade de ver e compartilhar experiências com Projetos de todo o Brasil”, relata o defensor público José Raimundo. Segundo ele, também foi possível perceber que a situação dos catadores recicláveis ainda é vista com muito preconceito no Brasil inteiro e há pouco apoio do Poder Público.

“O que demonstra que teremos uma grande luta pela frente na proteção dos catadores de Vitória da Conquista e da Bahia, porém acredito que neste fórum foi plantada uma semente que vai dar frutos, já que temos o compromisso da administração da DPE em espalhar o Mãos que Reciclam pela Bahia”, comentou José Raimundo.

Ele explica que os defensores públicos congressistas tiveram a atenção tomada pela experiência dos estados Brasília e Pernambuco, que se engajaram para o aperfeiçoamento de uma política eficaz de coleta dos resíduos sólidos.

“O Fórum reúne profissionais de diversas áreas, engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, gestores públicos, juristas, de modo que favorece a interdisciplinaridade e permite o intercâmbio de experiências”, ressaltou Kaliany Gonzaga, idealizadora do projeto Mãos que Reciclam.

O evento, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de junho, apresentou iniciativas bem-sucedidas e destinadas a valorização do trabalho dos catadores e catadoras nos estados e a inserção dos catadores de recicláveis na cadeia produtiva foi colocada em pauta, além do apoio ao grupo.