COMUNICAÇÃO

SIMÕES FILHO – DPE/BA participa de reunião sobre Comunidade Quilombola Rio dos Macacos

19/12/2019 14:29 | Por Pollyana Moraes - estagiária, sob supervisão de Arthur Franco

Promovida pela Sepromi, a reunião discutiu questões fundiárias, de infraestrutura, segurança pública, saúde e medidas que possam melhorar a qualidade de vida da população local

Buscando dialogar sobre os recentes acontecimentos ocorridos na Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador, como o assassinato de Seu Vermelho, líder da comunidade, em 25 de novembro, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA foi convidada pela Secretaria de Promoção da Igualdade – Sepromi para uma reunião nesta terça-feira, 17. 

A defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, esteve presente na ocasião. Para ela, a comunidade do quilombo vive historicamente processos de violência, por isso, a Defensoria visa auxiliar de forma atenta a esses acontecimentos. “O primeiro contato da DPE/BA com o Quilombo Rio dos Macacos se deu pela Ouvidoria Cidadã, que fez com que a instituição se aproximasse da comunidade”, afirmou a defensora.

Durante a reunião, foram pautadas questões fundiárias, de infraestrutura, segurança pública, saúde e medidas que possam melhorar a qualidade de vida da população local. Dessa forma, as secretarias presentes debateram a possibilidade de criação de um grupo de trabalho para dialogar sobre a proteção das famílias do quilombo.