COMUNICAÇÃO

DPE/BA promove encontro para abordar medidas de racionalização de despesas e acompanhar planejamento estratégico

12/07/2019 18:31 | Por Júlio Reis - DRT/BA 3352

Encontro administrativo buscou pensar meios e caminhos para redução de custos operacionais, economia deve servir para investimentos

Durante todo o dia desta sexta-feira, 12, defensores coordenadores de especializadas e regionais, diretores, gerentes de núcleos e assessores especiais da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participaram de reunião administrativa ampliada para debater a racionalização e a redução de despesas, assim como o planejamento estratégico da Instituição.

A reunião foi realizada no auditório da Escola Superior da Defensoria – ESDEP, em Salvador, mas transmitida por videoconferência, contou também com a participação de coordenadores das  regionais no interior que não puderam deslocar-se para a capital.

No encontro, no período da manhã, foram abordadas medidas e campanhas internas que devem ser implantadas para a economia de recursos financeiros da DPE/BA. Orientações e diretrizes com relação a temas como uso de energia elétrica, água, consumo de papel, chamadas telefônicas, custos com segurança, entre outros, foram abordadas no sentido de oferecerem saldo que possa gerar meios para o investimento no processo de crescimento e expansão da Defensoria.

Para o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, é preciso destacar a importância de encontros em que a equipe administrativa da capital e do interior se congregam para tratar de demandas e observações de seus setores e locais de atuação.

“Vivemos um momento de crise econômica no país que não podemos ignorar ou negar. Até para potencializar nossos recursos temos também que racionalizá-los melhor. São ações que devem ser tomadas que precisam da colaboração de todos para conseguirmos, com o que temos, produzir mais e melhor. Medidas simples que são mais sustentáveis para a Defensoria, as finanças do Estado e o meio ambiente”, disse Rafson Ximenes.

No turno da tarde foram abordadas questões relativas ao plano plurianual (PPA) do período de 2020/2023. Foram abordadas ações de execução das atividades da Defensoria que envolvem desde a atividade-fim (defensorial), às atividades-meio, como previsões de compras de material, reformas, aquisição de veículos, entre outras.

Além disso, se discorreu sobre o andamento das 20 iniciativas estratégicas que foram definidas no planejamento estratégico traçado para o período de 2016/2026. Entre elas a implementação de programas de atuação defensorial itinerante, programas de atividades extrajudiciais, fortalecimento do sistema de comunicação institucional e questões relativas à infraestrutura.