COMUNICAÇÃO
DPE/BA realiza mutirão na ONG Abraço à Microcefalia
O projeto vem desde 2017 e a Defensoria retoma atividades no segundo semestre desse ano
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA retornou nesta quinta-feira, 4 de julho, com o projeto institucional que assegura assistência jurídica integral gratuita às famílias que possuem filhos com microcefalia. Acompanhando esse público desde 2017, em parceria com a ONG Abraço à Microcefalia, o mutirão desta quinta beneficiou 14 famílias, que compareceram à sede da entidade, localizada na Rua Góes Calmon, no bairro Saúde, para onde uma equipe da Defensoria se deslocou.
De acordo com a defensora pública e coordenadora da Especializada de Família e Sucessões, Tatiane Franklin Ferraz, que esteve presente na ocasião, os serviços de orientação sobre ações de alimentos e sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida foram os mais procurados.
No entanto, segundo a defensora, o que mais a surpreendeu foi presenciar tanto amor entre as famílias. “Um lindo trabalho da ONG e muito importante essa parceria com a Defensoria”, declarou Tatiane Ferraz. Além de buscar fortalecer a rede de apoio com instituições como a DPE/BA e ampliar o cuidado com as crianças que têm a síndrome congênita, a Abraço à Microcefalia realiza oficinas quinzenais com temas diversos na área de saúde, palestras com neuropediatras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, apoiando e tirando todas as dúvidas das famílias.
Participaram também do evento as servidoras Maíra de Salles Siqueira, da coordenação e Direitos Humanos; Rafaela Leite Versoza, do Núcleo Fundiário; e Carolina Cerqueira do Núcleo de Contestação em Família.
Também estão previstos atendimentos da Defensoria neste projeto para os dias 01 de agosto, 05 de setembro, 03 de outubro, 21 de novembro e 05 de dezembro.