COMUNICAÇÃO
DPE/BA retorna ao Colégio Anísio Teixeira para discutir sobre masculinidades
Com o Projeto Direitos Humanos nas Escolas, a Defensoria conversa com alunos do primeiro e segundo ano do ensino técnico
O Colégio Estadual Anísio Teixeira, em Salvador, recebeu mais uma vez a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, que desta vez falou sobre masculinidades em palestra com o Projeto Direitos Humanos nas Escolas. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de entender o contexto sociocultural que constroem formas específicas de masculinidade.
A palestra, realizada na última quinta-feira, 25, contou com o advogado criminalista, membro do Instituto Baiano de Direito Penal e Processual – IBADPP, Vinícius Assunção e o estagiário voluntário da DPE/BA, Caio Sérgio Silva Santos. Para eles, a conversa sobre masculinidades é inadiável. “A construção do masculino na nossa sociedade está diretamente vinculada a processos violentos. Enquanto a figura do que é ser homem não for reformulada na sociedade, seguiremos com os altos índices de suicídio e de violências múltiplas de gênero, que atingem de maneira grave as mulheres”, explicou Vinícius Assunção.
Participaram do evento alunos do primeiro e segundo ano do ensino técnico da escola. O estudante de primeiro ano em técnicas e análises clínicas, Wadson Santos, 15 anos, elogiou o projeto. “Achamos que certas posturas nos tornam menos homens, mas isso não existe. Esse trabalho abre nossa mente e traz o conhecimento sobre masculinidade, para não cometermos os mesmos erros que a geração passada”, afirmou.
O Projeto é uma iniciativa da DPE/BA com apoio dos estagiários do Bacharelado em Gênero e Diversidade. “A experiência da troca de conhecimento é a essência do projeto e, apesar de prevermos este momento de aprendizado mútuo ocorreria, alegra o meu coração notar o quanto aqueles adolescentes já se apropriaram do debate sobre gênero, racismo, diversidade sexual e de gênero, e outros temas ali abordados”, afirmou o estagiário e palestrante na ocasião, Caio Sérgio.