COMUNICAÇÃO
DPE/BA se reúne com Secretaria de Políticas para as Mulheres para ampliar vínculos institucionais
Quadro de violência doméstica no interior e enfrentamento à cultura machista foram destacados na reunião
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA se reuniu na tarde desta sexta-feira, 5, com a Secretaria de Políticas para Mulheres – SPM para tratar de questões relativas ao estreitamento de vínculos institucionais e programas desenvolvidos por ambas entidades em prol dos direitos das mulheres.
No encontro, que aconteceu na sede da Secretaria, o defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, a secretária Julieta Palmeira e equipes de administrativas das duas instituições debateram temas relacionados ao enfrentamento do quadro de violência doméstica no interior do estado e campanhas de conscientização, educação em direitos e combate à cultura machista.
“Contem conosco, no que pudermos contribuir. Nós buscamos mesmo construir ações integradas, tanto com as demais secretarias do governo, como com os órgãos de Estado. Por conta da atuação, a Defensoria é importante aliada para fortalecermos reciprocamente nossas ações”, afirmou Julieta Palmeira.
Presente na reunião a defensora pública e coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Lívia Almeida, parabenizou a Secretaria pelo lançamento da campanha “Nova Masculinidade” , que busca sensibilizar a população para o tema da masculinidade tóxica – ideia socialmente construída que considera força e agressividade como virtudes masculinas, enquanto emoções e sentimentos são assumidos como fraquezas e tipicamente femininas.
O defensor-geral aproveitou também para distribuir materiais de campanhas da Defensoria em favor de novas culturas de comportamento em questões concernentes às mulheres como a cartilha “Papo Reto – Conversando sobre Masculinidade” e “Conversando sobre Violência Obstétrica”, entre outras.
Também participaram da reunião a assessora especial da Secretaria, Ísis Macagnan, e o assessor de relações institucionais da Defensoria, Álvaro Gomes.