COMUNICAÇÃO
DPE/BA, Unicef e rede debatem com o Governo a participação em comitê de prevenção a homicídios
A audiência com o governador da Bahia buscou a ampliação da participação do Executivo para o combate à mortalidade de jovens em Salvador
Com a missão de proteger a vida de jovens na capital baiana, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA reuniu-se com o Governo do Estado e com o Comitê de Prevenção aos Homicídios de Crianças, Adolescentes e Jovens de Salvador nesta segunda-feira, 23. O objetivo foi dialogar com o governador Rui Costa, secretários de Estado e equipe de gestão sobre a importância do Comitê e da participação do Executivo nos debates, que visam a criação de políticas públicas para diminuir a mortalidade dos adolescentes em conflito com a lei no Estado.
O defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, e a coordenadora da Especializada da Criança e do Adolescente da DPE/BA, Gisele Aguiar, participaram da audiência. Segundo a defensora pública, o encontro visou sensibilizar o Governo a aderir ao comitê, a fim de participar ativamente da construção das ações estratégicas, do planejamento para a criação de políticas que reduzam a violência letal, principalmente contra a juventude negra.
“É necessário um maior investimento em programas de prevenção, proteger a vida dos adolescentes é prioridade”, comentou Gisele Aguiar. Conforme a coordenadora, o governo se mostrou aberto à ideia e vai manter o diálogo com o comitê gestor.
Em funcionamento desde 2016, o comitê é composto por órgãos como a DPE/BA, o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, o Ministério Público da Bahia – MPBA e o Tribunal de Justiça do Estado – TJBA. Com reuniões mensais, a entidade propõe a articulação das instituições públicas, da sociedade civil, das universidades e do terceiro setor para ações conjuntas preventivas que diminuam os impactos dos homicídios de crianças e adolescentes na capital.
Presentes à reunião a coordenadora da Unicef Bahia/Sergipe, Helena Oliveira; a procuradora-geral de justiça do Ministério Público da Bahia – MPBA, Ediene Lousado; os coordenadores dos centros de apoio da criança e do adolescente (Caoca) e de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) do MPBA, procuradores Marly Barreto e Geder Gomes; o coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – Cedeca, Valdemar Oliveira; o secretário de justiça e direitos humanos, Carlos Martins; a secretária de igualdade racial, Fabya Reis; o secretário de educação, Jerônimo Rodrigues; o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno; a procuradora-geral adjunta, Luciane Rosa Croda e a procuradora-chefe da Procuradoria Administrativa, Bárbara Camardelli.