COMUNICAÇÃO

DPE/BA visita Obras Sociais Irmã Dulce e inicia diálogo para parceria com instituição

09/10/2019 14:52 | Por Tunísia Cores - DRT/BA 5496

Foram identificadas demandas sobre abertura de registro de nascimento, infância e juventude, acesso à saúde e ao conhecimento dos direitos do cidadão

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA visitou as Obras Sociais Irmã Dulce – OSID e os gestores discutiram o início de uma parceria para beneficiar assistidos que recorrem ao complexo hospitalar em busca de atendimento. As instituições estreitarão os laços e viabilizarão atuações conjuntas. Entre as possibilidades estão as atividades itinerantes, a definição de fluxos de encaminhamento de demandas e até mesmo campanhas educativas sobre direitos e cidadania.

Durante a visita institucional, as principais necessidades do público foram apresentadas. “Identificamos demandas em relação à abertura de registro de nascimento de pacientes; ligadas à infância e juventude; ao acesso à saúde. E, como o público da OSID é o mesmo que vai à Defensoria, verificamos a possibilidade de proporcionar um conhecimento maior dos serviços que são oferecidos”, afirmou o defensor público geral, Rafson Ximenes.

A atuação da Defensoria ligada à educação acerca dos direitos do cidadão foi destacada positivamente pela assessora jurídica da instituição, Camila Lemos Azi Pessoa, a qual ainda pontuou que trata-se de uma das principais carências daqueles que buscam atendimento. “Nossa população, de um modo geral, precisa entender o que é ser um cidadão, quais são os próprios direitos e como terá acesso a eles”, afirmou. “As pessoas ainda têm aquela perspectiva de que estão recebendo um favor – que a carteira de identidade ou o benefício do INSS é um favor – mas é um direito mesmo. Elas precisam ter essa consciência e reivindicar”, completou Camila.

Subdefensor público geral, Pedro Bahia apresentou algumas áreas de atuação da Defensoria que podem contribuir para o encaminhamento das necessidades dos assistidos pelas Obras Sociais Irmã Dulce. “A especialidade cria políticas e, além disso, existem as atividades que os defensores regulares fazem nas áreas cível, de família, fazenda pública, entre outras”.

Os gestores da DPE/BA apresentaram as cartilhas institucionais que explicavam mais sobre a instituição, as áreas de atuação e também como ter acesso aos direitos inerentes ao cidadão. A visita institucional contou com a presença da coordenadora da Especializada de Direitos Humanos, a defensora pública Eva Rodrigues; além de integrantes da administração da OSID, como a gestora executiva, Sandra Rejane Ohlweiler, e a gestora operacional, Iranilde Oliveira.

Obras Sociais Irmã Dulce

A líder técnica das Obras Sociais Irmã Dulce, Cíntia Almeida, aproveitou também para passar um pouco mais da história, da estrutura existente em todo o estado e do trabalho desenvolvido, que contabiliza 954 leitos hospitalares e realiza cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano, sendo 2,2 milhões apenas em Salvador.

Toda assistência é prestada por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. O complexo hospitalar é composto pelo Hospital Santo Antônio, Hospital da Criança, Hospital do Oeste, Hospital Eurídice Sant’anna e pelo Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho. Há centro cirúrgico, UTIs para atendimento adulto e pediátrico; núcleos para atendimento geriátrico, infanto-juvenil, para internamento, entre outros.

A instituição também atua como hospital-escola, com a oferta de serviços de residência médica nas áreas básicas de atendimento e em subespecialidades – otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, terapia intensiva pediátrica, entre outras. Uma das formas de arrecadação das Obras Sociais Irmã Dulce é por meio da doação, que podem ser de produtos diversos, bens, da Nota Premiada Bahia ou de doações com incentivo fiscal.

Uma das mais importantes doações acontece ainda por meio do programa Sócio-Protetor, em que qualquer pessoa física e/ou jurídica pode contribuir através de boleto bancário ou de débito em conta. Mais informações podem ser obtidas na página da OSID ou ainda por meio da Central de Relacionamento com o Doador, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e cujos contatos acontecem por e-mail (socioprotetor@irmadulce.org.br) e pelo telefone (71) 3316-8899.