COMUNICAÇÃO

DPE defende atuação conjunta de poder público e sociedade no combate à violência contra LGBT’s

08/09/2016 15:59 | Por Luana Rios DRT/BA 4867 (texto e foto)
Defensor-geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, e subcoordenadora de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, participaram de seminário "DIGA SIM AO AMOR", promovido pelo MP/BA

Violência contra a população LGBT e o papel do poder público foi tema de seminário que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou na manhã dessa quinta-feira, 08. O evento "DIGA SIM AO AMOR" foi promovido pelo Ministério Público da Bahia – MP/BA e aconteceu na sede do órgão em Nazaré. Na ocasião, o defensor público geral do Estado, Clériston Cavalcante de Macêdo, defendeu a atuação conjunta entre poder público, sociedade civil organizada para o enfrentamento à violência contra a população LGBT. "Quanto mais discussão se fizer em relação ao tema, faz com que a cada grupo repense, reflita e, de algum modo, busque soluções conjuntas. Não há uma solução única, nem uma única instituição isolada vai resolver esse problema", afirmou.

A subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, defensora pública Eva Rodrigues, espera que das discussões do seminário possam surgir proposições de atuação em conjunto na defesa e garantia dos direitos dessa população. Na tarde de hoje, às 14h30, Eva Roqdrigues participará de mesa ao lado de representantes do MP/BA, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, entre outros órgãos para discutir ações do poder público. "Estamos falando de tempos sombrios e, acredito que nesses tempos sombrios, é extremamente importante que essas instituições estejam juntas porque todos estamos buscando uma finalidade em comum", declarou.

Durante o seminário, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAODH), promotora de Justiça Marcia Regina Ribeiro Teixeira, também lançou a campanha do MP/BA "Famílias Contra a Homofobia e LGBTfobia". "Famílias [no plural] porque nós do Ministério Público, assim como muitos segmentos do sistema de Justiça, entendemos família não como a tradicional – homem e mulher – mas toda e qualquer forma de reunião com esse sentimento de família", explicou.

SEMINÁRIO DIGA SIM AO AMOR

O "Seminário Diga Sim ao Amor" faz parte do "2° Encontro das Mães pela Diversidade na Bahia" e, além da Defensoria Pública, reuniu representantes do Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia; professores universitários e população LGBT. O objetivo é debater questões referentes às violências familiares, sociais e institucionais a que é submetida a população LGBT e a ampliação de novas políticas públicas voltadas ao enfrentamento da homofobia e seus agravos.