COMUNICAÇÃO

DPE em casa nova a partir do dia 20 de outubro

27/10/2014 14:14 | Por

A partir do próximo dia vinte (20.10), a Defensoria Pública do Estado vai começar a funcionar na área federal do Centro Administrativo da Bahia - CAB, ocupando três mil, cento e cinquenta e dois metros quadrados (3.152 m²) de um moderno centro empresarial, na Avenida Ulisses Guimarães, 3386. O processo de mudança transcorrerá na próxima semana (de 13 a 17.10), quando serão suspensas todas as atividades na sede administrativa na Avenida Manoel Dias da Silva, e vai envolver a participação direta dos servidores, na desmontagem e remontagem de móveis e equipamentos, além da organização de documentos.

A DPE vai ocupar quatro pavimentos do Edifício MultiCab Empresarial. No andar térreo estarão instalados a recepção ao público, a coordenação de transportes e o serviço de protocolo; no 2º andar funcionará a Especializada Criminal e Execução Penal, com 42 gabinetes, sala de reunião, recepção, triagem, central de impressões, copa, salas para estagiários e a Central de Atendimentos a Presos em Delegacias - Capred; no 3º andar estará o apoio administrativo e, no 4º andar, vão funcionar as Diretorias e as Coordenadorias Executivas, além da Administração Superior, que compreende os gabinetes da Defensora Pública Geral, do Sub-Defensor Geral, Corregedoria Geral e Conselho Superior. Funcionarão ainda neste andar a Assessoria de Comunicação Social - Ascom, e o Cerimonial, juntamente com as Especializadas do Idoso, da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e Proteção aos Direitos Humanos. No sub-solo do prédio estão reservadas 57 garagens e o novo almoxarifado central, sob um rigoroso controle de material e bens permanentes, diretamente vinculado à Diretoria Geral.

A nova sede da Defensoria Pública vai contar, ainda, com um eficiente sistema anti-incêndio, rede lógica moderna, telefonia por IP, segurança com monitoramento inteligente, acessibilidade, climatização e programação visual de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A mudança vai possibilitar um funcionamento da DPE mais próximo de outros órgãos do sistema de justiça, como o Tribunal de Justiça, o Fórum Criminal Desembargador Carlos Souto e o Ministério Público, facilitando a vida da população assistida, além de conferir maior racionalidade locacional, ao acabar com a pulverização de unidades que hoje funcionam na Pituba, Sussuarana, Canela e Acupe de Brotas.

De acordo com a Defensora Pública Geral Vitória Bandeira, a mudança atual não inviabiliza o objetivo de construção da sede própria no Centro Administrativo da Bahia, cujo terreno já foi doado pelo Governo do Estado. Para ela, essa é uma etapa intermediária, num contexto de gestão que reconhece a relação direta entre as condições materiais de trabalho e a qualidade do serviço que se deve prestar à população: "Não estamos mudando por luxo ou comodidade. Toda melhoria física e infraestrutural que fizemos ao longo da nossa gestão foi com o objetivo de melhorar os serviços para os assistidos e as condições de trabalho para os nossos profissionais. Assim, poderemos oferecer um serviço com bom padrão de qualidade. Nosso próximo passo nesta direção, além da inauguração da sede própria em Camaçari, será a construção da nossa própria sede administrativa", assinalou.

Vale ressaltar que por conta da mudança para a nova sede, o expediente administrativo estará suspenso entre os dias 13 e 17 de outubro, sendo retomado no dia 20.