COMUNICAÇÃO

DPE inaugura nova Casa de Acesso à Justiça e garante salto de qualidade aos assistidos

07/04/2014 21:22 | Por
Depois de inaugurar as novas instalações da sede da 1ª Regional, em Feira de Santana, a defensora pública geral, Vitória Beltrão Bandeira, reuniu mais uma vez autoridades, defensores, servidores e assistidos para abrir as portas da primeira sede própria da DPE em Salvador, no Jardim Baiano. O evento aconteceu nesta segunda-feira (31) e representou um marco na história da Defensoria baiana. "Ainda estamos em construção, mas já somos indispensáveis e insubstituíveis para garantir o acesso à justiça da população, de uma forma mais democrática", destacou a defensora geral.

A solenidade contou com a participação da desembargadora Heloísa de Freitas Graddi, representando o Tribunal de Justiça, da promotora Maria de Fátima Macedo, representando o Ministério Público e da vice- presidente da ADEP, Cristina Ulm, representando a associação. Vitória Bandeira fez questão de destacar o esforço da defensora Célia Padilha, que adquiriu, em sua gestão, o terreno onde hoje funciona a nova CAJ. Juntas, elas descerraram a placa de inauguração e comemoraram a importante conquista.

A casa de Acesso à Justiça I, unidade que concentra o maior número de atendimentos da Instituição, continua funcionando na Rua Arquimedes Gonçalves, agora no nº 271, quase ao lado da sede antiga. O novo espaço representa uma conquista para defensores, servidores e, principalmente, para os assistidos. São 876 m² divididos em quatro pavimentos climatizados, com 24 gabinetes, 19 sanitários - dois deles adaptados para portadores de necessidades especiais, bem como um elevador para pessoas com restrições de locomoção. Duas recepções com capacidade para cerca de 250 pessoas também foram projetadas para acabar com as filas que se formavam na área externa, um dos grandes problemas na antiga sede. O espaço conta também com sala de triagem, de mediação, coleta de material para exame de DNA e Núcleo de Apoio Psicossocial.

A nova sede vai reunir os atendimentos nas áreas de Fazenda Pública, Cível, Consumidor, Infância e Juventude, Idoso e Família. Em média, 400 pessoas são atendidas todos os dias e a ideia é ampliar esse número. "Além de atender mais pessoas, vamos receber bem os nossos assistidos e prestar um serviço à altura da nossa responsabilidade", avaliou a subcoordenadora da Especializada Cível e de Fazenda Pública, Elaina Rosas.

PRÓXIMAS INAUGURAÇÕES

Na segunda quinzena de junho, a Defensoria Pública deve inaugurar uma nova sede no Centro Administrativo da Bahia, CAB. São quatro andares no Edifício Multicab Empresarial, 42 gabinetes, sala de reunião, central de impressões, copa e Central de Urgências Criminais, entre outros espaços.

Os assistidos, servidores e defensores de Camaçari também vão ganhar, em breve, um novo espaço. O prédio de dois andares, à Rua Monte Gordo, nº 63, prevê a instalação de sete gabinetes, sala de reunião, pátio coberto, ambientes climatizados e até uma brinquedoteca.