COMUNICAÇÃO
DPE integra mobilização que marca os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher
O Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública da Bahia – NUDEM integrará mobilização que marca os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra este grupo, promovida pelo Grupo de Trabalho da Rede de Atenção a Mulheres em Situação de Violência em Salvador e Região Metropolitana. O ato público reunirá diversas instituições e movimentos ligados à atenção e proteção das vítimas de violência na Bahia.
O evento acontecerá na próxima segunda-feira, (25), – data marcada pelo Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher – na Praça do Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves, a partir das 15h. Além da distribuição de material informativo sobre a temática, uma peça teatral abordando a violência contra esta parcela da população, além de apresentações sobre o fenômeno vão integrar a programação. No dia 27, será a vez de a Defensoria participar da III Feira Mulheres em Ação, Violência Não!, na Praça do Sol, em Periperi. Na ocasião, a DPE montará um stand onde oferecerá orientações ligadas ao tema.
Os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres, período que, no Brasil, se estende do dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) até o dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), tem o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
Segundo dados de relatório publicado pela ONU, cerca de 35% de todas as mulheres do mundo vão sofrer violência doméstica ou fora do ambiente familiar, em algum momento de suas vidas. A agressão praticada pelo companheiro é o tipo mais comum de violência contra elas – 30% deste grupo em todo o mundo.