COMUNICAÇÃO
DPE realiza mutirão para antecipar atendimentos de família e abrir vagas para novos agendamentos
Serão 350 atendimentos antecipados em mutirões com cronograma definido até o mês de novembro
De modo a dar agilidade às assistências já marcadas e permitir novos agendamentos, a Casa das Famílias I da Defensoria Pública do Estado da Bahia está realizando mutirões de atendimentos a partir desta sexta-feira, 19. A iniciativa visa dar entrada e encaminhamento às prováveis ações de Direito de Família. Serão 350 atendimentos antecipados em mutirões com cronograma definido até o mês de novembro.
“A cada ano que passa a demanda da Especializada de Família aumenta muito. Agora, com a crise econômica e a perda de poder aquisitivo, aumentou ainda mais. Quem tem procurado agendamento, por meio da Central de Relacionamento do 129, só encontra vaga em outubro. Para reduzir este tempo de espera nós organizamos o mutirão. As ações que serão ajuizadas, em sua maior parte, são de divórcio, pensão alimentícia, dissolução de união estável, execução de pensão e curatela [interdição]”, explica a defensora pública e coordenadora da Especializada de Família Tatiane Ferraz.
Todos os reagendamentos foram comunicados e confirmados pelos assistidos. Esse foi o caso da cabeleireira Luana Cardoso, que às 8h30 estava na Casa das Famílias, no bairro do Jardim Baiano, em Salvador, para dar entrada num pedido de pensão alimentícia. “Estava marcada para ser atendida no fim de agosto. Mas essa antecipação para mim foi muito melhor, porque já resolve, já encaminha tudo”, comentou.
O calendário de antecipação, que começou nesta sexta, 19 de julho, tem no cronograma mutirões marcados para 26 de julho, 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro, 22 de novembro e 29 de novembro. Os defensores que participam são tanto da Especializada de Família como de outras áreas de atuação. Nesta primeira etapa participaram as defensoras públicas Eva Ferreira e Guiomar Fauaze e os defensores públicos Armando Fauaze, Freddy Costa e Ricardo Carillo.