COMUNICAÇÃO
DPE verifica irregularidades em procedimento da Coelba
O Núcleo de Defesa do Consumidor, através do defensor Eduardo Stoppa, entrou com um procedimento administrativo, de nº 01/2007, para averiguar prováveis irregularidades em procedimentos adotados pela Coelba - Grupo Neoenergia. A intenção é requisitar documentos e informações relacionadas a denúncias e reclamações recebidas por parte de usuários do serviço público, referindo-se a inspeções domiciliares que a concessionária vem realizando em Salvador.
Conforme explica Stoppa, durante as inspeções, nas casas em que a Coelba detecta problemas nos medidores de energia elétrica, aos seus proprietários estão sendo enviadas faturas, que seriam uma espécie de "compensação" do valor consumido num determinado período em que o equipamento teria apresentado defeito ou violação.
De acordo com o defensor, estão sendo cobrados valores altos e há casos de o consumidor receber fatura de mais de R$ 8mil. E o mais agravante, segundo ele, é que os que não estão efetuando os pagamentos, estão sofrendo o corte no fornecimento da energia elétrica, o que é abusivo e pode, num futuro próximo, resultar em uma possível Ação Civil Pública. No procedimento instaurado, o defensor requisita informações da Coelba a respeito das inspeções e cópias de documentos.