COMUNICAÇÃO

DPE/BA dá posse a novas defensoras públicas e novos defensores públicos

23/11/2018 20:05 | Por Texto: Amanda Santana - DRT/BA - 5666 | Foto: Humberto Filho

A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública

“O que é bom não vem de graça, se vem fácil não tem graça, vai, arregaça, não espere, faça”!  Com esta música de persistência, do rapper paulista Brancoala, presente no discurso do defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macedo, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, realizou cerimônia que empossou 11 defensoras públicas e defensores públicos, nesta sexta-feira, 23, no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública – ESDEP.

Os novos empossados foram: Cláudia Costa de Jesus Conrado, Elen Tamires Matias Andrade, Ewerton Santos Freitas, Isaac Dantas Bezerra Braga, Maiara Pereira Lima, Maria Pilar Prazeres de Almeida, Mariana Rodrigues Pereira, Matheus Silva Bastos, Rafael do Couto Soares, Raquel dos Santos Malta e Talitha Viegas Borges.

O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macedo, realizou um discurso emocionante e em sua fala comentou o quanto é gratificante receber novos empossados: “Para nós, que já fazemos parte da Instituição, cada posse significa batalhas vencidas de ambos os lados. A partir de hoje, os sonhos de vocês serão somados aos nossos e novas histórias serão vividas, novas vidas serão transformadas para melhor”.

“É um dia de satisfação sempre que novos colegas assumem a Instituição, há uma oxigenação, são trazidas novas expectativas de contribuições para melhorias dos serviços prestados pela Defensoria Pública nas comarcas que serão designados. Para quem está na classe é um momento de alegria recepcioná-los porque fortalece não apenas a Instituição, mas o trabalho da Defensoria Pública”, ressaltou o defensor público geral.

Maiara Pereira Lima, que foi uma das 11 empossadas, falou pelos colegas e em seu discurso, além de citar a música Nenhum Direito a Menos, de Paulinho Moksa,  foi tocante ao falar sobre representatividade e cotas: “Representatividade importa. Nós contribuímos para construção deste país, o sangue e o suor dos nossos ancestrais jamais devem ser esquecidos. Agora somos agentes transformadores, somos defensoras e defensores públicos e devemos honrar”.

Oriunda do Rio de Janeiro, a nova defensora pública Raquel Malta falou sobre o divisor de águas que este momento representa: “Hoje inauguro uma nova fase da minha vida, um novo começo. Espero agregar na Instituição e exercer de forma correta e coerente este mundo que escolhi”.

O defensor público oriundo de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, Isaac Braga, também foi nomeado e expressou sua felicidade ao ser empossado: “Este é um momento de transformação, resultado de uma batalha de todos nós, mas também é um momento de mudança, de iniciar uma nova fase e firmar um compromisso com a sociedade baiana em que nós vamos defender aqueles que mais precisam, se sentem invisíveis e mostrar que elas também têm direitos”.

Além de familiares das novas defensoras públicas e novos defensores públicos, também estiveram presentes na Cerimônia de Posse as coordenadoras executivas das Regionais e Especializadas, Soraia Ramos e Gianna Gerbasi, respectivamente; a corregedora adjunta, Larissa Guanaes; os membros da Administração Superior; o presidente da Associação de Defensores Públicos – Adep, João Gavazza, e a presidente eleita da Adep, Elaina Rosas; a ouvidora- geral da Defensoria, Vilma Reis; e demais defensoras públicas e defensores públicos.