COMUNICAÇÃO
DPE/BA dá posse a novos defensores públicos
Foram empossadas três defensoras públicas e um defensor público aprovado no VII Concurso para Defensor Público realizado em 2016
“Os sonhos são como nuvens, pode ser que apenas passem, mas pode ser que vire chuva. Se hoje estamos reunidos aqui nesta tarde, é porque um entre muitos sonhos se fez água, matéria prima do viver, nos tornamos defensores públicos do Estado da Bahia”, assim Vanessa Nunes Lopes iniciou o seu discurso na posse juntamente com as novas defensoras públicas Flávia Cristina Coura de Araújo, Karine Azevedo Egypto Rosa e o defensor público João Victor de Queiroz Souza, todos aprovados no VII Concurso da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.
O defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, que deu posse aos quatro novos membros da Defensoria baiana,disse que este é um momento de renovação da carreira. “Estamos substituindo alguns colegas que saíram da Instituição, e este é um momento de alegria e de força. Nos dá ânimo para buscar mais conquistas para Instituição. Que eles venham com todo empenho que demonstraram ter para chegarem até aqui”, afirmou o defensor-geral.
Para João Victor de Queiroz Souza, que era servidor público do Tribunal de Justiça do Ceará, o momento da posse é a coroação de um sonho que veio sendo construindo desde o momento que decidiu ser defensor público. “Chegar aqui e ser bem recebido como nós fomos é motivo de muita felicidade, de se sentir bem acolhido e também de reconhecer que é um momento de muito trabalho, e que sem dúvida, viemos para contribuir, para somar forças e tornar a Instituição mais sólida e cada vez mais ativa e participativa, dentro de toda a sociedade baiana”, declarou o novo defensor público.
Oriunda de Paraíba do Sul, interior do Rio de Janeiro, e ex-servidora da Justiça Federal, Vanessa Nunes Lopes disse que essa posse é a realização de um sonho e representa muito para ela e para toda sua família. ” Venho há muito tempo perseguindo esse sonho de ser defensora pública. E agora o meu dia chegou, estou muito feliz. Tenho muito desejo de contribuir para que outras mulheres possam chegar mais rápido aonde cheguei”, disse.
A nova defensora Flávia Cristina Coura de Araújo falou que o sentimento geral de todos os defensores empossados é de felicidade. “Estamos sendo muito bem recebidos não só pela Defensoria, mais também por toda a população baiana de uma forma muito bonita. Esperamos contribuir muito com a instituição, acrescentando o nosso trabalho para o melhor da Defensoria e da população baiana”, considerou.
Ingressar na Defensoria Pública da Bahia, que é um estado que ainda tem muita carência em vários setores sociais, é a realização de um sonho, disse Karine Azevedo Egypto Rosa. “Hoje é o início de uma nova fase, não só na nossa vida, mas, também na vida da população baiana. Estamos aqui para ajudar e dar o nosso melhor na assistência da população”, afirmou.
Compuseram a mesa da cerimônia de posse a corregedora-geral da DPE/BA, Maria Célia Nery Padilha; o presidente da Associação dos Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, João Gavazza; e a ouvidora-geral da DPE/BA, Vilma Reis.
A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira, 15, na sala do Conselho Superior da Defensoria Pública, com a participação de familiares das novas defensoras públicas e defensor público, de membros da Administração da Defensoria, defensores públicos e servidores da Instituição.