COMUNICAÇÃO
DPE/BA e APADA realizam reunião para discutir falta de intérpretes no ensino público de Salvador
Aconteceu na manhã desta terça-feira, 13, uma reunião entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado – APADA, para tratar da falta de intérpretes de LIBRAS na rede de ensino de Salvador. O encontro foi realizado na sede da DPE/BA e reuniu professores, estudantes e pais de alunos da instituição.
A principal queixa, segundo as defensoras públicas Laíssa Rocha e Gisele Aguiar, está relacionada com a falta de intérpretes de LIBRAS nas salas de aula das escolas regulares da rede de ensino público municipal. Em função disso, alunos com surdez têm dificuldades e falta de estímulo para dar prosseguimento aos estudos. "A falta dos intérpretes nas escolas municipais impossibilita a inclusão das pessoas surdas", afirma a defensora Gisele Aguiar.
Diante da solicitação, a Defensoria Pública irá colher documentos e ouvir os pais individualmente, para decidir as providências a serem tomadas.
A APADA é uma Entidade Sem Fins Lucrativo que possui o título de Utilidade Pública, dado em reconhecimento aos serviços relevantes prestados à sociedade. Atualmente, a instituição funciona como ensino infantil para crianças e presta Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o município nas séries do ensino fundamental.