COMUNICAÇÃO
DPE/BA e DPU discutem projeto para atuação conjunta
A primeira área de atuação conjunta será a proteção aos Direitos Humanos
Em reunião com a Defensoria Pública da União – DPU, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA discutiu a atividade conjunta das instituições, em ações nas quais ambas atuarão de forma colaborativa. A iniciativa surgiu após diversas conversas institucionais, onde foram apresentadas, tanto pela DPE como pela DPU, situações nas quais uma atuação integrada terá um efeito positivo.
Na reunião ficou definido que a primeira área de atuação conjunta será a de proteção aos Direitos Humanos. De acordo com o subdefensor -geral, Rafson Saraiva Ximenes, a Defensoria Pública é una, embora se subdivida por questões administrativas em Defensorias em cada Estado e na União. "É muito importante que as Defensorias consigam dialogar entre si, fortalecendo as relações institucionais. Neste sentido, o diálogo que estamos mantendo com a Defensoria Pública da União tem sido muito produtivo e, em breve, possivelmente poderemos apresentar os primeiros resultados sólidos de atuações consistentes, impessoais e conjuntas da DPE e da DPU", concluiu o subdefensor-geral.
O defensor público chefe da DPU na Bahia, Átila Ribeiro Dias, ressaltou que "o objetivo da reunião é aproximar ainda mais as Defensorias e com isso possibilitar que o fluxo das informações como um todo possa proporcionar uma melhor prestação dos serviços prestados pelas instituições".
Estiveram presentes à reunião a subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos, Eva Rodrigues, e o subcoordenador da Especializada Criminal e Execução Penal, Maurício Saporito.