COMUNICAÇÃO

DPE/BA e Secretaria de Mobilidade se reúnem para discutir forma acesso de pessoas idosas aos ônibus

26/08/2016 23:55 | Por Luciana Costa - DRT 4091 (Texto e fotos)
Encontro aconteceu na SEMOB na sexta-feira, 26

Em reunião na sexta-feira, 26, na Secretaria de Mobilidade – SEMOB – a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, Laise Leite, o secretário de mobilidade urbana de Salvador, Fábio Mota, o diretor de projetos do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador – SETPS, César Nunes e o diretor de transporte, Matheus Lima, discutiram possíveis soluções para o acesso de pessoas idosas ao transporte público depois da derrubada da obrigatoriedade do cartão do idoso em Salvador.

Depois que o cartão de gratuidade do idoso deixou de funcionar, a partir da derrubada da obrigatoriedade de sua apresentação numa Ação Civil Pública proposta pela Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA, surgiu o impasse da forma pela qual as pessoas idosas terão acesso aos ônibus. A Justiça acatou ação da Defensoria e determinou que as empresas de transporte urbano da capital permitam o acesso de pessoas acima de 65 anos apenas com a apresentação de qualquer documento com foto nos ônibus urbanos.

"A pessoa idosa já tem uma certa dificuldade de locomoção devido as suas limitações e a decisão de permitir que entrem nos ônibus apenas pela porta lateral dificulta o acesso ao transporte", destacou a subcoordenadora da Especializada de Proteção à Pessoa Idosa da Defensoria Pública. Essa limitação do acesso tem gerado transtornos para todos os usuários.

De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, é necessário um período de testes para uma solução efetiva e para a capacitação de motoristas e cobradores para que viabilizem o acesso da melhor forma possível.