COMUNICAÇÃO
DPE/BA e SEMOP alinham parcerias em reunião para os dias de Carnaval
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}
Número de banheiros químicos foi uma das pautas discutidas para a festa
A Defensoria Pública da Bahia DPE/BA e a Secretaria de Ordem Pública (SEMOP) realizaram, nessa quinta-feira, 7, na própria sede da SEMOP, reunião para alinhar parcerias e compromissos no período dos festejos carnavalescos. O encontro discutiu pautas para garantir o bem-estar dos foliões e o acesso de defensores públicos nos circuitos em que estarão de plantão.
Representando a DPE/BA na reunião, a subcoordenadora da Curadoria, Mônica Aragão, suscitou algumas temáticas para a equipe da SEMOP buscando obter respostas para a infraestrutura da festa. Implementação de mais banheiros químicos, containers climatizados com box higiênicos, sanitários PNEs, segurança patrimonial, quantidade de postos da Prefeitura e abrigos para crianças foram pautas alinhadas entre os órgãos.
IMPLANTAÇÃO DE CONTAINERS E VANDALISMO
Segundo informações do chefe de gabinete da Limpurb, Leonardo Oliveira, empresa que também foi convidada pela Secretaria de Ordem Pública (SEMOP) a participar da reunião, o Carnaval de 2016 contará com 2.782 banheiros químicos implantados pela cidade de Salvador/BA, 751 unidades a mais que em 2015.
Os containers climatizados crescerão o dobro do ano passado na maior festa popular do mundo, saindo de 50 unidades para 100 em 2016. Cada container contém 7 boxes higiênicos, totalizando 700 espaços individualizados para necessidades fisiológicas. Ainda de acordo com Leonardo Oliveira, os portadores de necessidades especiais – PNEs poderão contar com 20 sanitários pelos circuitos.
Janete Garcia, coordenadora de serviços diversos da SEMOP, argumentou que o vandalismo cometido por algumas pessoas não permite fazer ainda mais. “Eles roubam os ar condicionados dos containers, portas dos banheiros químicos e danificam toda infraestrutura do local”, denunciou Janete.
Para a subcoordenadora da Curadoria da DPE/BA, Mônica Aragão, é preciso informar quando um dos banheiros estiver em manutenção para garantir a efetividade da implantação dos banheiros pela SEMOP. “Seria interessante até mesmo colocar um informativo nas portas dos banheiros que estiverem em manutenção ou em processo de limpeza dos dejetos para que os foliões e os ambulantes saibam que em breve aquela unidade voltará a funcionar”, sugeriu.
ACESSO DE DEFENSORES
Outra pauta que também foi discutida na reunião foi o acesso de defensores públicos dentro dos limites da festa. Ficou acordado com Flávia Pain, coordenadora geral do carnaval, a interação com a Transalvador para o acesso dos defensores que estarão de plantão também nos circuitos do Carnaval. Esse ano a festa contará com 12 postos da Prefeitura, com cinco unidades no Campo Grande e sete na Barra. Em 2015 os postos foram 14 no total.
A SEMOP organizará outra reunião ainda em janeiro para discutir assuntos mais específicos do Carnaval e mais uma vez convidou a Defensoria Pública para participar do encontro. A data ainda será anunciada.
Leia também: DPE e SPM reúnem-se para discutir estratégias de combate à violência contra a mulher no carnaval