COMUNICAÇÃO

DPE/BA participa da 12ª Semana da Justiça pela Paz em Casa

28/11/2018 12:47 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Vanda Amorim - DRT/PE 1339

O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia - TJBA

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou na tarde desta segunda-feira, 26, da 12ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, Varas e Juizados especializados em violência doméstica, o evento aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA.

Representando o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo, a defensora pública, Cristina Ulm, participou da mesa de abertura do Ciclo de Debates, que teve o objetivo de debater temáticas sobre o combate à violência doméstica, como a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres e o papel  do poder público no enfrentamento à violência obstétrica.

Cristina Ulm, que atuou durante muitos anos no Núcleo Especializado na Defesa da Mulher – NUDEM, com atuação na 1 vara de violência doméstica , falou sobre a importância desse evento.  “Nessas oportunidades de debates, chamamos a atenção para a violência doméstica e suas diversas formas, para o feminicídio, que vem aumentando cada dia mais. Buscando caminhos mais efetivos para concretizar as medidas protetivas. São dessas discussões que saem ações positivas em defesa da mulher, de combate à violência que ela está sujeita”, ressaltou a defensora

De acordo com a secretária estadual de Política para as Mulheres – SPM, Julieta Palmeira, que também participou da mesa, é muito importante reunir forças com a rede de proteção e aumentar todas as medidas para as mulheres vítimas de violência. “Estamos conseguindo 1200 tornozeleiras (para os agressores), das quais 40% dessas tem também o botão de pânico. Além das tornozeleiras, que tem o controle na Secretaria de Segurança Pública, haverá um botão de pânico com as mulheres, para que elas nos acionem em caso de risco de vida”, contou Julieta.

Na ocasião, foi realizada a palestra Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, onde a defensora pública com atuação no NUDEM, Viviane Luchini, esteve presente.

Também fizeram parte da mesa de abertura, a desembargadora e presidente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, Nágila Maria Sales Brito; o desembargador e 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Augusto de Lima Bispo; a desembargadora e corregedora-geral do Tribunal de Justiça da Bahia, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos; a procuradora de justiça, Márcia Regina dos Santos Virgens; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Cristina Argiles Sanches; a procuradora-geral adjunta do estado da Bahia, Luciane Rosa Croda; e a presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, Elbia Rosane Araújo.