COMUNICAÇÃO
DPE/BA participa da apresentação da campanha de carnaval do MPBA
A campanha “Com respeito, tudo é festa”, do MPBA, assim como a campanha do Carnaval da DPE/BA, objetiva coibir os casos de violação de direitos mais frequentes no período
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou, na manhã desta terça-feira, 26, da apresentação do Projeto Integrado de Atuação do Ministério Público do Estado da Bahia – MP/BA para o Carnaval 2019. A exposição das ações ocorreu no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, na sede do MP/BA, onde também foi exibida a campanha institucional do órgão – “Com respeito, tudo é festa”.
A coordenadora do plantão do carnaval da DPE/BA e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública – Esdep, Firmiane Venâncio, destacou a importância de desenvolver estratégias para a atuação no período momesco.
“Se esforçar para proporcionar um carnaval que garanta os direitos dos mais vulneráveis é um trabalho árduo. A Defensoria tem trabalhado muito em conjunto com o MP/BA, somando forças para proporcionar um carnaval digno e garantir, principalmente, os direitos humanos. Sendo assim, não deixo de parabenizar o Ministério Público por todo ano ter essa preocupação e sempre estar junto com a DPE/BA para assegurar os direitos de quem mais precisa”, destacou Firmiane.
A procuradora-geral de justiça da Bahia, Ediene Lousado, também congratulou a instituição de acesso à justiça. “A parceria da Defensoria Pública do Estado tem sido de essencial importância nos trabalhos desenvolvidos com o Ministério Público. A presença constante da nossa diretora da Esdep, Firmiane, tem possibilitado a elaboração de estratégias muito eficazes na nossa missão de garantir direitos”, comentou.
Ediene Lousado ainda disse que Defensoria passa agora por um momento importante de transição e desejou que o futuro defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes, siga os mesmos passos do atual defensor-geral, Clériston de Macêdo, “realizando uma gestão tão exitosa quanto”.
“Com respeito, tudo é festa”
O objetivo da campanha do MP/BA, “Com respeito, tudo é festa”, é coibir casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, violência contra a mulher, racismo, violência contra a população LGBT, injúria, intolerância religiosa, e promover a proteção da saúde, do meio ambiente, consumidor, entre outros.
Além de representantes do Ministério Público, também estiveram presentes na ocasião representantes de secretarias do Estado e da Prefeitura.