COMUNICAÇÃO

DPE/BA participa da inauguração do primeiro Núcleo Estadual de Atendimento Psicossocial

19/07/2018 12:45 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Luciana Costa - DRT/BA 4091

O espaço foi instalado no Colégio Estadual Euricles de Matos

Com objetivo de atender crianças e adolescentes estudantes do Colégio Estadual Euricles de Matos, além de suas famílias que sofrem algum tipo de violência, foi inaugurado na tarde desta quarta-feira, 18, o primeiro Núcleo da Rede Estadual de Atendimento em Psicologia e Assistência Social. A inauguração do local contou com a participação da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA.

Instalado no Colégio Estadual Euricles de Matos, no Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o núcleo é o primeiro idealizado em uma escola pública do Estado. Com a parceria da Plan International, Organização Não Governamental – ONG, que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, promovendo a igualdade de gênero, o espaço é aberto não só para os alunos da instituição de ensino, mas também para toda a comunidade.

A subcoordenadora da Especializada de Curadoria Especial da DPE/BA, Mônica Aragão, explicou como a Defensoria atuará em conjunto com o núcleo: “Após ser constatado violações contra os direitos da criança e do adolescente, os casos serão encaminhados para Defensoria Pública, que vai atuar no apoio jurídico, buscando a melhor solução através de ações e mediação familiar”.

De acordo com a gerente de projetos da Plan na Bahia, Sara Oliveira, o encaminhamento para atendimento acontecerá diariamente a partir do olhar dos professores para depois ser levado para triagem. “O núcleo foi idealizado a partir da necessidade de dar apoio emocional às crianças e adolescentes, devido ao grande número de casos de alunos com problemas psicológicos e que acabam levando a situação para o eixo escolar”, contou Sara.

Segundo Janirio Luciano, diretor do colégio, o espaço tem grande importância na questão pedagógica: “Com o trabalho em equipe, será possível ampliar os atendimentos psicológicos dos alunos, melhorar o desenvolvimento estudantil, aumentando a eficiência do ensino e aprendizado na sala de aula”.

Também participaram da inauguração a vereadora e vice-presidente da Comissão Especial Temporária de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Salvador, Rogéria Santos; a promotora do Ministério Público, Anna Kristina Prates; a especialista em Programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, Francisca Andrade; a Diretora Nacional da Plan International Brasil, Cíntia Beth; o gerente de programas e estratégias da Plan, Flávio Reboque, além de alunos da instituição de ensino.

O NÚCLEO

O espaço vai funcionar também como prática de estágio permanente de estudantes do último período dos cursos de Psicologia e Serviço Social da Universidade Salvador – UNIFACS, e contará com um supervisor de estágio. Os atendimentos começam no dia 2 de agosto, e serão realizados de segunda à sexta-feira, em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 16h.