COMUNICAÇÃO

DPE/BA participa da solenidade de encerramento do Projeto Cidadão Aprendiz

13/05/2016 21:45 | Por Dilson Ventura - estagiário (texto e foto)

“Tudo valeu a pena, do início ao fim”

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou, na tarde desta sexta-feira, 13, da solenidade de encerramento da 1ª etapa do Projeto Cidadão Aprendiz em que jovens concluintes do curso foram certificados. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público do Estado – MPE/BA em Nazaré e foi marcado por diversas homenagens para os colaboradores envolvidos.

A defensora pública Laíssa Rocha, da Especializada Infância e Juventude, disse que tudo valeu a pena, do início ao fim, citando o autor Fernando Pessoa: ‘Tudo vale a pena se a alma não é pequena’. “A DPE/BA, juntamente com outras instituições, criou esse projeto especial de aprendizagem para que jovens sejam qualificados para o mercado de trabalho. As empresas pagam as remunerações, os encargos trabalhistas e previdenciários e eles aprendem dentro da Defensoria e do Ministério Público do Estado. Nós esperamos que esses certificados sejam como uma porta de entrada na vida profissional deles”, felicitou Laíssa Rocha.

Marli Costa Pereira, representante da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, deixou uma mensagem de ânimo para os 25 jovens recém-formados do Projeto Cidadão Aprendiz. “Em todos os ramos do serviço público podemos encontrar pessoas que querem vencer. Com esses jovens não foi diferente”, disse.

“É muito gratificante ver a transformação desses jovens no processo de formação profissionalizante do Projeto Cidadão Aprendiz. Vimos uma mudança radical na vida de todos esses e estar durante esse período acompanhando-os foi muito bom. Valeu a pena com certeza! Agradeço muito a Defensoria Pública do Estado por proporcionar isso para eles”, agradeceu, Jucélia Cruz, coordenadora da equipe técnica pedagógica do Projeto Cidadão Aprendiz.

CIDADÃOS APRENDIZES

Para André Lucas, jovem formado pelo Cidadão Aprendiz e estagiário na Defensoria Pública na Coordenação de Administração Pessoal (CAP), a passagem pelo curso fez dele uma pessoa melhor. “Mudou muita coisa… me tornei uma pessoa melhor e ganhei experiência. Foi uma nova descoberta… um novo mundo em minha vida. Uma nova porta que se abre. Eu agradeço muito a Defensoria por essa oportunidade”, avaliou.

Segundo Daniel Jesus, estagiário nos Direitos Humanos da DPE/BA, o Projeto mudou sua perspectiva de vida. “Agora eu tenho uma nova perspectiva de vida porque eu tenho uma formação, uma base que eu posso seguir. A Defensoria e o Ministério Público me beneficiaram com essa possibilidade. Agradeço a Deus por tudo”, disse.

SOBRE O PROJETO

O Projeto Cidadão Aprendiz dedica-se a implementação do programa de aprendizagem para adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em situação de acolhimento institucional, que cumprem medida socioeducativa em meio aberto, semiliberdade ou egressos e seus familiares. Ou seja, de público-alvo em situação de extrema vulnerabilidade, que não dispõe de condições econômicas e sociais para concorrer, em condições de igualdade, com outros adolescentes que disputam vagas em programas de aprendizagem oferecidos por empresas.

Considerando tal peculiaridade, o projeto propõe-se a oferecer o programa de aprendizagem dentro das unidades do Ministério Público e da Defensoria Pública do Estado da Bahia, possibilitando que instituições essenciais ao funcionamento da justiça e destinadas à defesa dos direitos e garantias das crianças e dos adolescentes possam acompanhar diretamente o desempenho desses adolescentes e jovens aprendizes, agregando à qualificação profissional a ser oferecida pelo SENAI as noções de cidadania e justiça indispensáveis ao desenvolvimento da ética e à formação da consciência do compromisso social de ser cidadão.

Através da cooperação institucional entre o Ministério Público do Trabalho – MPT, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia – SRTE/BA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, o Ministério Público Estadual – MPE, a Defensoria Pública Estadual – DPE, a Fundação da Criança e do Adolescente – FUNDAC, o Município de Salvador, através das Secretarias de Saúde (SMS), Educação (SMED), Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) e da Fundação Cidade Mãe – FCM, o Projeto Cidadão Aprendiz pretende dar cumprimento às disposições legais que garantem ao adolescente o direito à profissionalização, contribuindo para o seu desenvolvimento social e oferecendo-lhe a oportunidade da primeira experiência profissional, fomentando assim a inclusão ou reinclusão social – além de auxiliar no aumento da renda familiar.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:”Tabela normal”; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:””; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:”Calibri”,”sans-serif”; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}