COMUNICAÇÃO
DPE/BA participa de abertura do I Curso de integração da segurança com a justiça restaurativa
O curso começou hoje, 2 e vai até quarta-feira.
Com a presença de diversas autoridades públicas civis e militares, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou hoje, 2, da cerimônia de abertura do I Curso de integração da segurança pública com a justiça restaurativa. O evento aconteceu na Universidade Coorporativa do Tribunal de Justiça da Bahia – Unicoorp.
A subcoordenadora da Especializada Criminal e Execução Penal, Fabíola Pacheco de Menezes, representou a DPE/BA. Fabiola Pacheco disse que a iniciativa do curso é muito importante, porque “a justiça restaurativa é o caminho para a solução dos conflitos, tendo em vista que o atual modelo utilizado, não aponta para a melhoria. É preciso acreditar na boa aplicação da justiça restaurativa e que ela seja aplicada não só na segurança pública, mas em todos os âmbitos, fomentadas por todas as instituições, inclusive pela Defensoria Pública”.
A desembargadora do TJ-BA e presidente da comissão de justiça restaurativa, Joanice Maria Guimarães de Jesus, condutora e idealizadora do curso, considerou que a justiça restaurativa é um novo paradigma na justiça penal. A desembargadora anunciou também que este é o primeiro de oito cursos programados para discutir a justiça restaurativa.
Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, do Ministério Público, da Secretaria de Administração Penitenciária, entre outras autoridades.