COMUNICAÇÃO
DPE/BA participa de roda de conversa sobre Gênero e Violação de Direitos
Essa foi a segunda roda de conversa com parceria da Instituição
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou de uma roda de conversa sobre Gênero e Violação de Direitos. A atividade realizada no Colégio Estadual da Bahia – Central foi direcionada aos jovens participantes do Projeto Oxerê que objetiva aproximar adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social dos agentes do poder público.
De acordo com o defensor público César Ulisses, discutir sobre os direitos LGBT com os jovens que vivenciam essas situações é muito importante.“Abordamos sobre a violência da população LGBT e tratamos sobre os seus direitos. Explicamos aos jovens como a Defensoria Pública trata as denúncias de violação dessas pessoas que ainda sofrem com tanta discriminação”, disse ele.
O coordenador do Projeto Oxerê, Danilo Carvalho, ressaltou a importância de ter momentos como esses durante o projeto: “A nossa preocupação é formar politicamente esses jovens para que eles entendam a que dispositivos de proteção recorrer em situações de violação de direitos. Esses debates são fundamentais para aprimorar o conhecimento desses adolescentes”. O evento aconteceu na terça-feira, 16.
O Projeto
A partir da cultura hip-hop, o Projeto Oxerê tem como objetivo principal garantir o acesso e proteção a adolescentes que recorrem às instâncias jurídicas para realizarem denúncias de situação de violação de direitos, e envolve formação política e técnica. São realizadas oficinas de linguagem do rap, de grafite, arte urbana e dança de rua, além de rodas de conversa com temáticas diversas para adolescentes e jovens na faixa etária de 15 à 19 anos.