COMUNICAÇÃO
DPE/BA participa de Roda de Conversa sobre população de rua e catadores de recicláveis no MP/BA
A abertura do evento aconteceu no Ministério Público estadual no Centro Administrativo
Com o intuito de discutir a questão da população em situação de rua e catadores de recicláveis e, traçar estratégias para a criação de um centro de proteção aos direitos da população em situação de rua no Estado, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou hoje, 4, da abertura da roda de conversa: “Pop Rua + Catadores de recicláveis: construindo o Centro de Defesa dos Direitos Humanos”, no Ministério Público estadual.
A defensora pública e coordenadora da Equipe Pop Rua da DPE/BA, Fabiana Miranda participou do evento e falou sobre a falta de políticas públicas relacionadas às populações mais vulneráveis, considerando que o Estado atual tem como prioridade a política neoliberal e não a política do bem-estar social.
“É verdade que estamos em um momento de crise, mas deve-se buscar dar prioridade aos que mais necessitam, buscar dar prioridade aos setores mais essenciais da sociedade que é assistência, educação e saúde”, afirmou Fabiana Miranda.
Dados do Projeto Axé divulgados em 2016 constataram que em Salvador há no mínimo, 14.513 pessoas em situação de rua. O evento que foi presidido pela promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio de Direitos Humanos, Marcia Teixeira, e prossegue pela tarde no Ministério Público no Jardim Baiano. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPROMI, Fundação José Silveira, Pastoral Carcerária, Ministério de Direitos Humanos, Projeto Axé entre outras instituições.