COMUNICAÇÃO
DPE/BA participa de seminário voltado ao público idoso
O evento foi realizado no Teatro Sesc Senac do Pelourinho
A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA participou nesta terça-feira, 19, do seminário Longevidade e seus Desafios. O evento que aconteceu no Teatro Sesc Senac do Pelourinho e teve a co-realização do Sesc da Rua Chile e da Associação Nacional de Gerontologia do Estado da Bahia – ANG/BAHIA, abordou temas voltados para a pessoa idosa como questões de saúde, alimentação, mobilidade, violência, sexualidade e políticas públicas.
A subcoordenadora da Especializada em Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa, Laise de Carvalho, participou da mesa redonda “Encorajando a promoção da Saúde e as Políticas de Prevenção dos Direitos dos mais velhos para saber Longeviver”. Ela ressaltou a importância das políticas de prevenção e de defesa dos direitos da pessoa idosa para o cidadão e o papel da Defensoria Pública nesses casos.
“É necessário o cidadão entender e conseguir identificar os tipos de violência que existem contra a pessoa idosa. Saber também que existem órgãos e instituições como a Defensoria, onde elas podem recorrer diante das situações de violência contra algum idoso, sendo familiar ou membro da comunidade onde vive”, explica a defensora pública Laise de Carvalho.
A assistente social Kátia Gesteira, explicou a importância do evento, que é fruto do trabalho social do grupo de idosos, desenvolvido na Casa de Convivência do Sesc Rua Chile: “Nosso objetivo é desmistificar perante a sociedade temas que são relevantes ao grande público de idosos e que não vemos em discussão no momento”.
O seminário contou também com apresentações de dança do Grupo Vivavós e do Grupo de Teatro Patrulha do Bem, sendo eles compostos por idosos da faixa etária de 60 a 82 anos, que buscam através da dança, do canto e da atuação elevar a autoestima, estimular o relacionamento interpessoal e adquirir mais conhecimentos na terceira idade.
Também participaram do evento a professora de enfermagem e gerontóloga Cláudia de Lima; a geriatra Marília Bastos; a assistente social e especialista em gerontologia Maria Angélica Mendes; a nutricionista Juçara Cruz; o fisioterapeuta Alexandre Henry e o sociólogo José Leôncio de Brito.