COMUNICAÇÃO

DPE/BA realiza 7º Encontro Temático do Grupo de Estudos Acolher

01/11/2018 15:13 | Por Carine do Carmo (estagiária), com supervisão de Vanda Amorim - DRT/PE 1339

O evento foi realizado no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – ESDEP

Na quarta-feira, 31, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, realizou o 7º Encontro Temático do Grupo de Estudos Acolher, desta vez para debater sobre Políticas Públicas: um olhar do Serviço Social. O encontro, que aconteceu no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia – ESDEP, encerrou o estudo preliminar sobre políticas públicas.

De acordo com a defensora pública Ana Virgínia Rocha, coordenadora do Projeto Acolher, os encontros foram importantes para iniciar um ciclo de audiências públicas: “Devemos discutir sobre políticas públicas não só com os vereadores e deputados estaduais, mas principalmente com a criança e o adolescente em situação de risco e vulnerabilidade, que estão não só em abrigos, mas principalmente nas ruas. Isso ficou bem claro na Pesquisa de Diagnóstico financiada pela Defensoria Pública e pela Unicef no ano passado, tanto quantitativa, quanto qualitativamente, feita pelo Movimento Nacional de População em Situação de Rua, pelo Projeto Axé e pela Universidade Federal da Bahia – UFBA”, ressaltou a coordenadora.

A professora do curso de Serviço Social da Ufba e pesquisadora do trabalho do assistente social nas escolas, nas universidades e nos institutos federais, Adriana Ferriz, abordou na sua palestra um pouco da articulação entre as políticas da assistência social e educação. “É importante abordar as conquistas no Brasil, como o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Todas as lutas foram, são e precisarão ser travadas para garantir a criança como prioridade absoluta e os processos de luta das pessoas que trabalham e apoiam essa temática”, contou Adriana.

Também participaram do encontro a assistente social e professora do curso da Faculdade São Salvador e da Visconde de Cairu, Ermildes Lima, que discutiu sobre a relação de políticas públicas e políticas sociais, os desafios e possibilidades do trabalho nas políticas; a assistente social do Grupo de Estudos Acolher, Daiane Barreto, que atua na Curadoria Especial, Andréval Bispo, representante do Movimento de População em Situação de Rua na cidade de Feira de Santana, além de defensores públicos, assistentes sociais, estudantes de serviço social e servidores da instituição.