COMUNICAÇÃO

DPE/BA realiza mais uma reunião acerca dos projetos que concorrem ao Prêmio Innovare

18/06/2018 17:21 | Por Amanda Santana - DRT/BA 5666
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Desta vez, a reunião com o consultor jurídico do Innovare girou em torno do SIPED e da Unidade Móvel de Atendimento

A semana iniciou com mais duas reuniões entre a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA e o Innovare, nesta segunda-feira, 18, a respeito dos projetos exitosos que concorrem ao prêmio Innovare.

As duas reuniões aconteceram na sede da Defensoria Pública, em Salvador. A primeira foi entre o subdefensor público geral, Rafson Ximenes, a coordenadora das regionais, Soraia Ramos, o coordenador de Modernização e Informática – CMO, Thales Almeida e o advogado e consultor jurídico do Innovare, Bruno Magalhães, para apresentar o Sistema de Planejamento de Expansão – Siped.

Já a segunda reunião foi para explicar sobre a Unidade Móvel de Atendimento – UMA. Estiveram presentes o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macedo, o subdefensor público geral, Rafson Ximenes, a coordenadora das regionais, Soraia Ramos, o defensor público e coordenador da Unidade Móvel de Atendimento – UMA, Marcus Vinícius Lopes de Almeida, o coordenador de transporte, Jair Pereira, a coordenadora da Assessoria de Comunicação – ASCOM, Vanda Amorim, a jornalista da ASCOM, Ingrid Carmo, o servidor da Coordenação Executiva das Defensorias Regionais e que atua nas áreas operacional e administrativa da Unidade Móvel, Marcos Silva, e o advogado e consultor jurídico do Innovare, Bruno Magalhães.

O defensor público geral e mentor do projeto da UMA, Clériston Cavalcante de Macedo, acredita na importância de ter seis projetos cadastrados no Innovare: “Mostra a autonomia e visibilidade da Defensoria Pública em várias ações, a relevância desta Instituição e como pode auxiliar na vida dos que mais precisam. Esta ação da UMA veio para ficar e que fique de forma perene”.

A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria já percorreu 23.522 quilômetros desde a primeira itinerância, em dezembro de 2016. Nesse período, beneficiou com orientação jurídica, educação em direitos e exames gratuitos de DNA 18.752 pessoas.

Como autor do Siped, o subdefensor público geral, Rafson Ximenes, comentou acerca do sistema: “É a forma de garantir como a Defensoria vai chegar aos locais onde existe uma necessidade maior, em que a população tem mais carência e demandas. Fugindo da lógica em que leva algumas regiões serem esquecidas, como semi-árido”.

O subdefensor falou também que cada premiação é uma vitória da Defensoria Pública, visto que, a Instituição pensou em algo que não foi feito antes, ou seja, que inovou, foi criativa e procurou meios de oferecer melhor atendimento ao cidadão.

O Sistema de Planejamento de Expansão – Siped já teve a cessão de uso solicitada à Defensoria baiana por quatro outras Defensorias: Amazonas, Acre, Paraíba e Espírito Santo. Foi cedido o sistema completo, possibilitando fazer projeções, cálculo de déficit, alocação de defensores.