COMUNICAÇÃO

DPE/BA visita Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher

08/02/2016 22:00 | Por Daniel Gramacho DRT 3686 BA (Texto e foto)

A visita foi realizada em atividade itinerante do plantão de carnaval

Na tarde desta quinta-feira, 8, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, em sua atividade itinerante do plantão de carnaval visitou o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher, situado no início do circuito no Campo Grande. Coordenador da área não penal do Plantão do Carnaval, o defensor público Gil Braga esteve no local para conferir como andam os atendimentos.

Gil Braga considerou que o importante da itinerância "é ter conhecimento dos dados das principais violações de direitos durante o carnaval. Acredito que a Defensoria deve unir esforços junto ao Observatório, para que no próximo Carnaval, já tenhamos ações preventivas às violências registradas durante o carnaval deste ano".

A secretária Municipal da Reparação, Ivete Sacramento, explicou que o observatório funciona com o propósito de observar quais ações podem ser melhoradas para o Carnaval do próximo ano. "Antes, tínhamos uma equipe que observava todos os casos. Hoje, temos pessoas que atuam especificamente observando casos de discriminação racial, outra equipe observa os casos referentes aos LGBT's, e por fim, uma equipe voltada para a violência contra a mulher", disse a secretária.

Entre os casos identificados pela equipe do observatório, destaca-se uma adolescente que estava trabalhando como cordeira no bloco "As Sapatonas". De acordo com a secretária, o bloco será notificado após o carnaval.