COMUNICAÇÃO
Dupla alegria: em dia de cerimônia de instalação, Defensoria conhece o possível terreno para o econúcleo de Guanambi
A mais nova 15ª regional ficou lotada em dia de muita celebração e ainda recebeu da prefeitura o compromisso de doação do terreno que será a nova casa da DPE/BA
Uma interjeição pode ser mais significativa do que mil palavras. Um singelo e involuntário “opa!”, da defensora pública geral, Firmiane Venâncio, foi o ponto crucial da cerimônia de instalação da 15ª regional da Defensoria Pública da Bahia, em Guanambi, nesta segunda-feira (30). Naquele momento, a DPG e todos presentes que lotaram a sede (agora provisória) da DPE/BA escutaram do secretário de governo do município, Carlos Marcelo Neves Batista, que a prefeitura já tinha um terreno que seria doado para a construção de mais um econúcleo da Defensoria, a primeira com status de regional.
“É um marco importante para Guanambi. Quando recebemos o pedido para a doação do terreno, que era um sonho da Defensoria, o prefeito da cidade, Nilo Coelho, prontamente solicitou a avaliação de um terreno. Ela já foi feita e já temos o local que significa o avanço e crescimento de nossa cidade com esta
parceria com a Defensoria Pública da Bahia”, disse Batista, naquele momento pegando todos de surpresa. “Falta apenas que o prefeito bata o martelo para encaminharmos a proposta para a câmara de vereadores aprovar”, completou.
O terreno tem 846 metros quadrados e fica localizado ao lado do Centro de Desenvolvimento do Idoso e próximo da tradicional feira da cidade. Também é a porta de saída para outros municípios que abrangem a regional, Pindaí e Candiba. O perímetro da futura sede pretende ser um grande centro de serviço para pessoas com vulnerabilidade social, incluindo a futura Casa da Criança, com atendimento pediátrico, entre outros serviços, segundo o secretário do município.
Para Firmiane Venâncio, que foi conhecer pessoalmente o terreno logo após a cerimônia, consolidar a presença da Defensoria no Território de Identidade Sertão Produtivo é muito importante para que a região tenha acesso à justiça. “É um momento importante, pois, a partir desta instalação, teremos neste polo uma central administrativa da Defensoria, neste território tão importante e produtivo do estado. Vamos potencializar os projetos da instituição e implantar o embrião de nossa primeira sede ecológica regional. É uma linda página da história da Defensoria sendo escrita a partir de hoje”, disse a DPG, agradecendo o empenho da coordenadora da 15ª regional e filha da terra, a defensora Deliene de Carvalho.
Há mais de 20 anos levando os serviços da Defensoria para quem mais precisa, Deliene se emocionou em seu discurso e no fortalecimento do atendimento na regional, que ganhará mais defensores. “Guanambi é um polo regional de educação, saúde e, agora, um polo regional da Defensoria Pública e acesso à justiça ainda mais eficiênte. Agora como regional, estamos ampliando o número de defensores, que atualmente são três e teremos mais um. Possivelmente ampliaremos ainda mais com o plano de expansão”, conta Deliene, que também recebeu um veículo novo para atender a regional.
A manhã de avanços em Guanambi contou com a presença maciça de representantes do poder público e civil. O deputado federal e ex-prefeito da cidade, Charles Fernandes, assegurou que a Defensoria terá um forte apoio na esfera federal para que o plano de expansão continue ganhando territórios e atendendo quem mais precisa. “Já estamos com uma reunião marcada para tratarmos sobre os interesses da Defensoria no estado. Não apenas eu, mas outros deputados estão engajados em emendas parlamentares a favor da instituição”, disse.
Ainda estiveram presentes na cerimônia de instalação, entre outros, a vice-presidenta da Adep, a defensora
Melisa Florina; a ouvidora geral da DPE/BA, Naira Gomes; a vice-DPG, Soraia Ramos; vice-presidenta da câmara de vereadores de Guanambi, Eponina de Azevedo, vice-prefeito de Guanambi, Arnaldo Azevedo; prefeito de Pindaí, João Veiga; a juíza da 1ª vara crime da comarca de Guanambi, Cecília Angélica; promotora em Guanambi, Tatyane Miranda; além de representantes das sedes da DPE/BA de Brumado.
“No caminho entre Salvador e Guanambi, vimos locais secos, mas, no meio daquilo tudo, um umbuzeiro lindo e verde. É assim a Defensoria. Ver esta inauguração lotada de representantes prova a importância desta expansão”, traduziu a ouvidora Naira Gomes.
A nova Regional da Defensoria é coordenada pela defensora pública Deliene Martins de Carvalho e abrange, ainda, mais quatro defensores públicos: em Guanambi, Roberto José Torres de Lima Junior e Mariana Monteiro da Costa; e em Brumado, Guilherme Freitas Pereira e Mariana Biderman Soares de Azevedo.
O Território de Identidade Sertão Produtivo é formado por vinte municípios: Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Iuiu, Candiba, Pindaí, Urandi, Sebastião Laranjeiras, Ibiassucê, Caculé, Rio do Antônio, Malhada de Pedras, Brumado, Tanhaçu, Ituaçu, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Tanque Novo e Lagoa Real, compreendendo uma área de 24.280.365 Km², com o total de 460.797 habitantes.