COMUNICAÇÃO
É AMANHÃ – Orçamento participativo 2019 da Defensoria será realizado em Salvador
A conferência pública de Salvador acontecerá amanhã, 29, no auditório da Escola Superior da Defensoria, localizada na Rua Pedro Lessa, 123, Canela, a partir das 14 horas
Depois de ouvir cidadãos e cidadãs das comarcas do interior e da Região Metropolitana de Salvador, será a vez da sociedade civil da Capital opinar sobre as áreas que a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA deverá investir, prioritariamente, em seu orçamento para 2019. A conferência pública de Salvador acontecerá amanhã, 29, no auditório da Escola Superior da Defensoria, localizada na Rua Pedro Lessa, 123, Canela, a partir das 14 horas.
“O orçamento participativo é um instrumento importante e democrático construído de forma coletiva entre a Defensoria e a sociedade. São várias mãos trabalhando para definir as nossas prioridades. Convidamos os cidadãos de toda a Bahia, que são a razão de ser da Defensoria. Não precisa inscrição prévia, é só comparecer”, convida o defensor público geral, Clériston Cavalcante de Macêdo.
Como funciona
Desde 2015, a Defensoria Pública vem realizando as Conferências Públicas do Orçamento Participativo e cada cidadão ou representante de organizações da sociedade civil e movimentos populares pode opinar, em um questionário, sobre quais áreas de atuação deverão ser intensificadas pela Instituição no ano seguinte.
O formulário traz sugestões para a escolha do participante como a intensificação na área de educação em direitos; atuação no sistema de proteção da dignidade das pessoas envolvidas na relação familiar; fortalecimento da oferta de serviços ligados a grupos vulneráveis; atuação em sistemas de proteção como os das mulheres em situação de violência, das crianças e adolescentes e dos idosos.
Os questionários podem ser respondidos e depositados nas urnas espalhadas nas sedes da Defensoria Pública na capital e no interior do Estado. Pela internet, o formulário está disponível no site www.defensoria.ba.def.br.